Notícias de 15 de julho de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Mostra de Artes

Atenção! Excepcionalmente no dia da Mostra, a entrada será apenas pela Conde de Irajá, para facilitar o deslocamento dos visitantes, o trânsito no salão - local onde se concentra a maioria das apresentações - e o silêncio necessário para apreciação dos trabalhos de Música, Dança e Teatro.
Esperamos por todos amanhã,16/7. Os alunos de F3 a F9 apresentarão para as famílias os trabalhos desenvolvidos nas aulas de Artes, Português e Inglês, que também utilizam linguagens artísticas no processo de aprendizagem. As sugestões para os figurinos das apresentações já foram enviadas pelas agendas.
Pedimos que todos se organizem para chegar com pelo menos dez minutos de antecedência. Atrasos prejudicam não só as turmas, mas toda a programação, que foi pensada para evitar uma concentração de pessoas maior do que o espaço da Escola pode acolher. Atenção aos horários que sofreram pequenos ajustes no turno da tarde.
Exposições:
Estarão espalhadas pelas salas de Fundamental I (segundo piso da sede da Capistrano de Abreu), na Biblioteca e na sala de Música (segundo piso da sede da Conde de Irajá) e pelos pátios dos dois prédios.
Na sala de Música, estreia do IV Festival de Curtas sobre o tema Nós: Saber Conviver, Saber Cuidar, produção das F9.
Apresentações:
8h - F3M - Teatro: O Príncipe Medroso - Salão.
8h30 - F3T - Teatro: O Príncipe Medroso - Salão.
9h - F8M - Dança: Liberdade, Igualdade e Fraternidade - Salão.
9h30 - F8T - Dança: Liberdade, Igualdade e Fraternidade - Salão.
10h - F4M - Dança e Música: Hip Hop - Salão.
10h30 - F5M - Dança: Direitos e Deveres - Salão.
11h - F5M - Teatro: O que os Olhos não Veem - Salão.
11h30 - F4M e F5M - Coral Manhã - Pátio da Capistrano.
12h - Almoço.
12h30 - F4T e F5T - Coral Tarde - Pátio da Capistrano.
13h - F5T - Teatro: O que os Olhos não Veem - Salão.
13h30 - F5T - Dança: Direitos e Deveres - Salão.
14h - F4T - Dança e Música: Hip Hop - Salão.
14h30 - F6T - Teatro: As Aventuras de Hans Staden - Salão.
15h - F6M - Teatro: As Aventuras de Hans Staden - Salão.
15h30 - F6T - Dança: Encontro de Culturas - Campinho da Conde de Irajá.
15h45 - F6M - Dança: Encontro de Culturas - Campinho da Conde de Irajá.
16h15 - F7M - Dança: Hip Hop - Pátio.
16h30 - F7M e F7T - Música: Música Negra - Salão - Apresentação para os pais da F7M.
16h45 - F7T e F7M - Música: Música Negra - Salão - Apresentação para os pais de F7T.
17h - F7T - Dança: Hip Hop - Pátio.

Apoio Pedagógico

As circulares de convocação para o Apoio Pedagógico foram entregues hoje aos alunos do Fundamental II. Aguardaremos até o dia 19/7 as confirmações de presença dos alunos convocados. O Apoio Pedagógico acontecerá de 1 a 4/8, em horário especificado nas circulares. Nossa intenção é aproximar estudantes e professores em busca de novas estratégias de ensino aprendizagem. Os encontros serão presenciais de Português, Matemática, Inglês e Ciências e Humanidades. No último caso, o objetivo é trabalhar com procedimentos de pesquisa, usando ferramentas para estimular a autonomia dos alunos diante das pesquisas que estão realizando. Devido às alterações no calendário escolar de 2016, o boletim do segundo trimestre será entregue no primeiro dia de aula, 29/8. Qualquer dúvida entrem em contato com as orientadoras dos turnos.

Apresentação das Pesquisas

Na próxima semana, os grupos apresentarão as pesquisas desenvolvidas nas aulas de Ciências, História e Geografia. Teremos convidados especiais para participar desse momento de avaliação dos trabalhos. As pesquisas foram orientadas pelos professores tanto presencialmente, durante as aulas, como a partir de comentários feitos nos registros e textos produzidos pelos alunos no Google Drive. Os estudos desenvolvidos pelos alunos tiveram, assim, constante desdobramento e continuidade fora da Escola, como atividade de casa. A disponibilização de um computador em casa para a realização da etapa de registro da produção é importante. O uso de tablets e smartphones favorece a realização de leituras e consultas, mas dificulta a redação dos registros. O ideal para este caso é o computador.

Cine Debate Educação

Cidade-mercadoria? Cidade de direitos? A cidade como um jogo de tabuleiro? Quais são os desafios da educação no contexto da cidade olímpica? Na próxima quarta-feira, 20/7, às 18h30, teremos mais uma edição do projeto Cine Debate Educação, com a exibição do filme Domínio Público, produzido pela Paêbirú Realizações Cultivadas, e uma roda de conversa com o professor de Geografia Gustavo Azevedo, o arquiteto Lucas Faulhaber e a economista Joana Monteiro. Não percam! Mais informações na página no Facebook.

Síntese do Calendário

Estamos quase no final do semestre, mas muitas coisas importantes ainda estão por acontecer. Segue uma síntese com as datas e os eventos já agendados que contam com a participação das famílias. As Festas de Encerramento estão confirmadas para 17 e 18/12, mas ainda não definimos os horários para cada segmento.
16/7 (sáb) - Mostra de Artes de F3 a F9.
26/7 (ter) - Reunião de Pais de F9.
1 a 4/8 - Semana de Apoio Pedagógico de F1 a F9.
5 a 28/8 - Recesso para todos os alunos.
29/8 (seg) - Volta às aulas.

Reunião de Pais

F9

No dia 26/7, terça-feira, às 19h, esperamos os pais de F9 para conversar sobre a saída para o Ensino Médio, esclarecer dúvidas e combinar a viagem de formatura. Pais de ex-alunos foram convidados para compartilhar informações e impressões sobre o processo de ingresso e adaptação em diferentes escolas.

Ensino Fundamental II

Passeios F6

Na semana que vem iremos à Biblioteca Parque, dando continuidade ao trabalho das aulas de Português. A F6T na terça-feira e a F6M na quarta-feira.
Assim que tivermos a autorização confirmada, comunicaremos a nova data para o passeio ao Parque Nacional da Floresta da Tijuca.

Português na Mostra

As F6 e F7 apresentarão na Mostra de Artes parte do trabalho que realizaram nas aulas de Português. Em A Vida no Céu 2 - Possibilidades, Desdobramentos, Olhares, os estudantes das F7 contam seus percursos de leitura do texto literário. São produções escritas que dialogam com a história de Agualusa, a leitura do trimestre. Em Foto-grafias, as F6 e F7 revelam o que têm pensado e realizado em torno de cuidados e convivência. São pequenas narrativas, fruto das inúmeras leituras e releituras que fazem do mundo, de seu tempo. Não deixem de apreciar!

Reta Final

Nas aulas de Dança, as F6 a F8 ensaiaram com afinco. Segunda-feira foi a última oportunidade antes da Mostra. Alguns trouxeram o figurino e puderam experimentar dançar com ele. Estamos felizes com o resultado do processo e com a dedicação dos nossos alunos ao longo da montagem.

Religião

A partir dos estudos realizados pelas F7 em História e Teatro, os alunos expressaram o interesse de falar sobre preconceito religioso. Em cada encontro, os alunos ampliam seus conhecimentos sobre ma religião que tenha despertado interesse e/ou curiosidade e trazem muitas questões. O que move alguém a buscar uma religião? O que é fé? Ter uma religião é importante, necessário? Por que isso incomoda algumas pessoas? O que há de diferente entre as religiões? Em que são semelhantes?
"Nas últimas Tribos, nós, da turma F7T, temos conversado um pouco sobre o conceito da palavra religião. Conversamos também sobre os muitos preconceitos em cima desse tema. Preconceitos que, às vezes, nós praticamos sem querer, sem perceber. Para comprovar que cada religião é diferente e interessante, algumas pessoas da turma se comprometeram em trazer uma apresentação rápida sobre alguma delas, assim podíamos aprender um pouco, tirar algumas dúvidas e diminuir preconceitos. Tivemos apresentações sobre Espiritismo, Budismo, Cristianismo, Umbanda, Judaísmo... E ainda virão outras apresentações!" (Julia Sawyer)

A Máquina a Vapor

As F7 realizaram uma experiência sobre a máquina a vapor. Como um dos temas de pesquisa dessas turmas é justamente a apropriação dessa invenção no processo da Revolução Industrial, utilizamos um protótipo elaborado pela F9 de 2015 para descrevermos os componentes da máquina. Em seguida, fizemos uma análise das transformações de energia que envolvem o processo. Por fim, discutimos como é gerada a energia elétrica a partir de uma termoelétrica e o próprio emprego da palavra "gerada".

Livros Novos nas F7

Faremos um procedimento diferente para a adoção da próxima leitura literária. Desta vez não teremos um livro comum a todos. Os estudantes levarão para a casa uma lista para que escolham um dos livros sugeridos. A composição dessa lista não é tarefa fácil. Precisamos levar em consideração muitas questões: interesses, níveis de dificuldade, diversidade de gêneros etc. Optamos por deixar de fora os poemas, porque nos ocuparemos deles, especialmente, no terceiro trimestre. Recomendamos aos estudantes fazer uma pesquisa caprichada sobre os livros. Isso os ajudará a acertar na escolha. Gênero (romance, novela, contos, diário etc.), tema, autor, ano da primeira publicação, tamanho da obra, tudo deve ser considerado. Incentivamos também a descobrir leitores das obras, para obter dicas e opiniões.

Futevôlei na Praia

Genuinamente brasileiro e carioca, o futevôlei foi o esporte que a F8M experimentou no segundo trimestre. Após treinar os fundamentos, os alunos foram convidados a visitar o CT Canela, centro de treinamento de futevôlei na praia do Leblon. A atividade foi opcional e quem foi se divertiu.

Um Livro, Múltiplas Leituras

Durante a aula de Português, as F8 receberam um convidado para conversar a respeito da nossa leitura do segundo trimestre, o romance de ficção científica 1984, de George Orwell. O professor de História Gustavo Guimarães veio nos contar sua leitura do livro e por que este romance foi importante em sua vida. Os estudantes puderam conhecer as relações da narrativa com o contexto histórico da primeira metade do século 20 e debater a noção totalitária da sociedade como um corpo. A suspensão do direito à liberdade e ao uso da razão ganhou o contexto de fatos que ocorreram para além das fronteiras da ficção, especialmente em regimes fascistas e nazistas, durante os quais a noção iluminista de indivíduo foi abandonada. Essa ancoragem histórica foi enriquecedora para nós, que estávamos lendo a obra sob a perspectiva de perceber as semelhanças daquela sociedade com a nossa, e de identificar outras relações com o presente. Passamos a nos sentir mais próximos da escrita e pensamento de Orwell.

Literatura na Mostra de Artes

As F8 e F9 terão trabalhos de Português expostos na Mostra de Artes. As F8 produziram um Informe Literário a partir das apropriações de um conto do escritor contemporâneo Marcelino Freire. As F9 prepararam dois trabalhos: uma série de campanhas em favor dos direitos humanos, que serão espalhadas pela Escola, e um Informe Literário com minicontos de ficção científica e minicontos inspirados em notícias de jornal.

Energia: Produção e Consumo

As F9 visitaram o Museu Light de Energia, na área central do Rio de Janeiro. De forma lúdica, com experimentos, recursos audiovisuais e jogos interativos, ampliamos nosso conhecimento do conceito de energia e suas transformações; do fenômeno da eletricidade; da produção de energia elétrica e
de outras fontes de energia. Refletimos também sobre nossas práticas de consumo e sobre a possibilidade de usar a energia elétrica de forma mais eficiente.

IV Festival de Curtas

A pré-estreia do IV Festival de Curtas da Sá Pereira, para alunos e pais de F9, foi um sucesso! Enchemos o telão da sala 6 do Espaço Itaú de Cinema de arte e alegria. Os vídeos relacionados ao tema do Projeto Institucional Nós: Saber Conviver, Saber Cuidar são trabalhos das F9 orientados pela equipe de Artes e pela professora de Português, mas de autoria integral dos alunos, responsáveis por todas as etapas de produção - do argumento à edição. Os trabalhos retratam as preocupações e reflexões dos alunos sobre a necessidade da convivência respeitosa com as diferenças humanas e abordam a questão do preconceito, em especial o de gênero, a violência, a intolerância, as desigualdades sociais, entre outras questões polêmicas da vida contemporânea.
Os filmes já estão disponíveis no nosso site (link) e serão projetados durante a Mostra de Artes, amanhã, na sala de Música.

De Todos

Coral Infantil da UFRJ

Letícia Menezes (F6M) convida para a apresentação do Coral Infantil da UFRJ, do qual faz parte, e que tem a regência da Professora Maria José Chevitarese. Será no dia 19/7, terça-feira, às 18h, dentro do Projeto Cantares 2016, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Av. Rio Branco, 241 - Metrô Cinelândia. O grupo é acompanhado pela pianista Cláudia Feitosa. O repertório é eclético e o ingresso custa R$ 2,00 (meia entrada a R$ 1,00).

Colônia de Férias

Os projetos Terraço do Circo e Brincadeiras Musicais, iniciativas de Marjorie, mãe da Julieta (F6M) e do Caetano (TBM), e Bebel Nicioli, ex- aluna da Sá Pereira, se juntaram para oferecer atividades ligadas ao circo e à música, para crianças de 2 a 6 anos. Nos dias 8 e 10/8, das 9h30 às 12h, em Botafogo. Serão duas manhãs muito divertidas, de cambalhotas, piruetas, cantorias e alegria. Inscrições: terracodocirco@gmail.com ou 97264-2514.

Jovem Estudante Procura

Uma comédia de João Brandão, direção de Isabella Secchin, com nosso ex-aluno Vitor Novello, irmão do Luca Novello (F8M), no elenco. Teatro dos Grandes Atores, aos domingos, às 18h30, até 31/07. Recomendada para maiores de 12 anos.

Aniversários

De 16 a 22 de julho

16 Thayline Martinez Rangel AUX
16 Alice David Meira de Vasconcelos TAM
16 Nina Regazzi Lent Santos F3M
17 Bruna Cristina Reis de Oliveira Silva AUX
17 Felipe Moraes Ferreira F8M
18 João Pedro Nouér Nucci F7M
18 Flora Tsallis Viegas F6M
19 Lucas Monteiro Sampaio F9M
19 Gabriel Monteiro Sampaio F9M
20 Diego Rozenbaum Flanzer TBT
20 Salvador Delgado de Moura TDT
20 Dahlia Leonora Mesquita Lagerblad Pires TCM
21 Pedro de Araujo Quental PRO
21 Gabriel Martignoni Barros F2M
22 Luiza de Oliveira Barbalho F5T
22 Carlos Henrique Lopes Gomide F6M
22 Ana Branco Duprat Avellar F4T