Notícias de 6 de maio de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Fechamento do Trimestre

Chegamos ao final de nosso primeiro trimestre. O momento é de avaliação e reflexão sobre as práticas e os processos de aprendizados individuais e coletivos. É momento importante porque integra, tece e articula a produção escolar em constante movimento.
Organizamos as avaliações cooperativas nas turmas de Fundamental II - Tribões -, contando com a participação de alguns professores para, junto à Orientação, conduzir uma conversa sobre o grupo e suas relações de aprendizagem a partir do que foi discutido durante o Conselho de Classe.
Na próxima semana, os alunos receberão o boletim e assim terão um retorno individual, contemplando seus avanços e/ou dificuldades e assinalando desafios e necessidades.

Shakespeare na Biblioteca

Você sabia que Shakespeare criou a expressão "o amor é cego" e os nomes Jessica, Miranda e Olivia? Qual de suas peças possui a famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão"? Vá até a Biblioteca e descubra muito mais na homenagem aos quatrocentos anos da morte do grande dramaturgo inglês.

Gincana de Matemática

Juntos e misturados, todos os alunos de Fundamental II foram para o salão e, é claro, muitos problemas surgiram. Mas não foram problemas de convivência! Foram os problemas de Matemática que reuniram todos de forma respeitosa para muitos desafios. Na semana que vem, os vencedores irão à Cobal tomar Yogoberry com os professores.
Mas ficou um problema que ninguém conseguiu resolver: qual o comprimento de papel higiênico, em quilômetros, que deverá ser utilizado durante o mês de junho de 2016, na unidade da Capistrano da Escola Sá Pereira? Informações necessárias: nas cabines masculinas, trocamos o rolo de papel higiênico a cada dois dias. Nas femininas, são 6 rolos por semana. Temos 8 cabines femininas e 6 masculinas. Cada rolo tem 30m de comprimento. Fica o desafio...

Reunião de Pais

Plantões

Os Plantões de Professores do Fundamental II serão:
F6 e F8 - 12/5, das 18h às 20h50.
F7 e F9 - 19/5, das 18h às 20h50.
O atendimento é por ordem de chegada e tem a intenção de aproximar pais e professores, esclarecendo dúvidas e buscando estratégias a partir do que foi pontuado no boletim.
Caso os quinze minutos não sejam suficientes ou as questões exijam maior aprofundamento, agendem um horário com a Orientação. Os que desejarem um encontro com os professores de Artes precisarão marcar hora na Secretaria com antecedência: até o dia 9/5 para F6 e F8 e até o dia 16/5 para F7 e F9.

Ensino Fundamental II

Saber Cuidar

Nas Tribos de F6, continuamos a conversar sobre podermos agir de forma preconceituosa e desrespeitosa, sem sequer perceber. Assistimos ao curta A Peste da Janice, que ilustra bem as dificuldades de relacionamentos que podemos encontrar na escola, na família ou em outros espaços de convivência. Quem já se sentiu excluído? Desrespeitado? De que modo? Algumas brincadeiras podem magoar, aborrecer? Como nos sentimos nesses momentos? O que podemos fazer?
É importante estarmos atentos às nossas atitudes e ao que podem causar. É necessário também nos colocarmos no lugar do outro, recurso importante para avaliar nossas ações e, se preciso, transformá-las.
Reflexões trazidas por Leonardo Boff no livro Saber Cuidar também têm nos ajudado a pensar. "O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro."

Potências e Quadrados

Atividades diferentes e divertidas vieram reforçar os conhecimentos de potência adquiridos pelas F6 nas aulas de Matemática do primeiro trimestre.
Jogamos bingo com números sorteados em forma de expressões numéricas envolvendo cinco operações. Cada aluno recebeu um papel para preencher com números de 0 a 20 e montar sua cartela. Em grupos, observaram uma folha em branco sendo dobrada ao meio várias vezes e descobriram o padrão matemático envolvido.
Por fim, receberam tampinhas para montar quadrados e tiveram que preencher uma tabela com números e seus quadrados.
Assim, familiarizaram-se ainda mais com os números quadrados, importantes para nossas próximas aquisições.

F6T Vai ao Forte Também

Na próxima quarta-feira será a vez da F6T visitar o Forte São João. Não se atrasem, sairemos às 12h45. O lanche, em embalagem descartável, deve vir numa bolsa fácil de carregar, e os alunos devem vir com chapéu e protetor solar.

Hans Staden

No início do ano, os alunos de F6 conheceram Hans Staden – Um Aventureiro no Novo Mundo. Na peça, já montada pela Escola anteriormente, a história desse alemão é narrada por personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Adaptamos o texto para nova montagem, que, assim como a anterior, vai misturar atores com bonecos. Distribuímos os personagens entre os alunos, tentando atender aos desejos de todos. Na próxima semana, começaremos os ensaios desse trabalho, que será apresentado na Mostra de Artes.

Verbetes nas F6 e F7

Nas aulas de Português do início do ano, as F6 e F7, inspiradas no trabalho de Adriana Falcão, estiveram envolvidas com a construção de verbetes relacionados a imagens espalhadas pela Escola. Montamos um mural com essa produção, e agora ela segue para casa num formato bem caprichado, e merece ser apreciada pelas famílias.

Frações nas F7

As F7 começaram o estudo das frações. Estamos resgatando os conhecimentos adquiridos no Quinto Ano sobre o assunto, para dar continuidade. Estamos vendo o que são, como são representadas e como são lidas frações equivalentes e frações de uma quantidade.

Desafio da Democracia

Nas Tribos de F7, F8 e F9, temos conversado sobre o momento político que estamos vivendo. Os alunos têm trazido o que sabem, pensam, sentem e querem saber. É comum, nos discursos, a percepção de um cenário incerto e de muita intolerância e desrespeito. Relatam que muitas vezes fica difícil opinar diante de tantos fatos, de tantas versões e visões. Destacaram o papel da mídia, que pode manipular e confundir as pessoas, assim como a novidade de lidar com as redes sociais nesse momento de debates e embates.
Nesse momento em que ouvimos com atenção, cuidado e respeito as diferentes opiniões e pontos de vista dos alunos, procuramos também informar e esclarecer dúvidas que envolvem a organização do nosso Estado.
Trouxemos também, através das reflexões de Hebert de Souza no texto Democracia e Cidadania, os cinco princípios da democracia: liberdade, participação, diversidade, solidariedade e igualdade. Segundo Betinho, "cada um separado já é uma revolução".
"Cada um separado daria para transformar o mundo. Imaginem todos eles juntos. Juntar igualdade com diversidade e liberdade, temperar com solidariedade, conseguida com a participação, este é o desafio da democracia".

Fotos do Nedea

O ORT preparou uma surpresa para nossos alunos de F8 e suas famílias. Enviou um vídeo com as fotos do passeio ao Nedea. Os alunos assistirão juntos nas Tribos da próxima semana. Aqui está o link para as famílias poderem curtir em casa.

Enciclopédia Visual

As F8 ainda se dedicam à construção da enciclopédia com verbetes ligados ao tema das Lutas pela Liberdade e Construção das Identidades no Século XIX. As pesquisas são orientadas pelos professores de Ciências e Humanidades. Em busca de inspiração para a ilustração da enciclopédia, apresentamos aos alunos o artista Wlademir Dias Pino e, mais especificamente, sua obra Enciclopédia Visual Brasileira, desenvolvida desde 1970. O trabalho reúne, reelabora e intervém em milhares de imagens da iconografia universal.
Na sexta-feira, 13/5 as F8 visitarão a exposição O Poema Infinito, no MAR, onde poderão apreciar parte da Enciclopédia de Wlademir, entre outras obras.
Descobrimos que Anselmo, diretor da Escola, é amigo de Wlademir e que trabalhou com ele nos seus tempos de estudante e depois de gráfico, participando do movimento Poema/Processo. Ele esteve presente nas últimas aulas de Artes falando sobre esse tempo de convivência e apresentando o trabalho do amigo para as Turmas que, agora estão mais preparadas para curtir a exposição.

Novidades da Monteiro Lobato

As F8 e F9 estão finalizando as atividades em torno dos livros de contribuição da Biblioteca. Após pesquisar os livros que trouxeram, entrevistando leitores e buscando informações sobre os autores, os alunos partilharam as descobertas, o que foi importante para ampliar as ambições e desejos de leitura da Turma. Em seguida, nos mobilizamos para um projeto maior: divulgar para toda a Escola as novidades da Biblioteca Monteiro Lobato. Cada aluno escolheu outro livro para namorar e realizar nova tarefa: encontrar uma frase ou verso de efeito que provocasse o desejo da leitura. Desse modo, exercitamos a "leitura irresponsável", valorizando não as narrativas, mas os aspectos formais da escrita. A montagem do mural será feita nas próximas semanas, mas já estamos colhendo frutos das atividades: vários alunos dedicados à leitura de livros escolhidos ao bel prazer.

Cartilha das Doenças Urbanas

Na última quinzena, as F9 estiveram dedicadas a dois trabalhos de pesquisa. Um relacionado ao estudo integrado de Ciências e Humanidades sobre o direito à cidade no contexto das transformações urbanas. E outro mais específico dos estudos de Ciências sobre as doenças urbanas e a imunologia. Cada grupo ficou responsável por uma doença urbana como dengue, tuberculose, sarampo, entre outras. Pesquisaram as ações patogênicas, a tipificação das doenças, sintomas e formas de tratamento. A F9M apresentou seus resultados essa semana e a F9T apresentará na próxima.

F9 no Laboratório do ORT

Fomos convidados a trabalhar no laboratório do Instituto de Tecnologia ORT, ampliando nossas vivências das aulas de Ciências. Além disso, vamos conhecer o Colégio, que é mais uma opção para o Ensino Médio. A visita será na próxima quinta-feira, 12/5. Iremos a pé, pois o Colégio é na rua Dona Mariana. Sairemos às 7h30 com a F9M e às 13h com a F9T. Não se atrasem! Temos permissão apenas para entrar em grupo. Não será permitida a entrada individual dos que por ventura se atrasarem.

De Todos

Workshop Teatral

A atriz, diretora e produtora Sura Berditchevsky está iniciando um workshop de três meses para crianças a partir de sete anos. O objetivo é, a partir dessa vivência, formar um elenco para seu novo espetáculo infantil Historinhas, que estreará em setembro no Shopping da Gávea. Trata-se de pequenas histórias clássicas e contemporâneas, de culturas diversas, e que vão na contramão da onda Disney Princesas. Mais informações: 2554-7359 e 98725-5517. Sauer Danças - Espaço Artes, Rua Lopes Quintas 576, Jardim Botânico.

Aniversários

De 7 a 13 de maio

8 Natália Oliveira Coutinho Penna F3M
9 Mariah Lacombe Penna E Costa PRO
9 Ulrich Corrêa Ramos Duarte da Mota F4M
9 Viviane do Couto Silva Goulart AUX
10 Maria Moletta Mendes Moraes F4T
10 Miguel Martins Mexas Bittencourt F3T
11 Maria Pia C Villa Nova Diniz F3T
11 Marcella da Silva Correa PRO
11 Alice Repetto Yazbeck M Nunes F6T
12 Luciano Mesquita Netto F7M
12 Pedro da Silva Ferreira F7M
13 Valentina Fabião Lepecki F5M
13 Gabriel de Souza Brakarz F4T