Notícias de 6 de maio de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Shakespeare na Biblioteca

Você sabia que Shakespeare criou a expressão "o amor é cego" e os nomes Jessica, Miranda e Olivia? Qual de suas peças possui a famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão"? Vá até a Biblioteca e descubra muito mais na homenagem aos quatrocentos anos da morte do grande dramaturgo inglês.

Reunião de Pais

Plantão de F4 e F5

No dia 18/5, entregaremos os boletins referentes ao primeiro trimestre para os alunos de F4 e F5. No dia 19/5, faremos um Plantão com as professoras, das 18h às 21h. As famílias que desejarem conversar ou esclarecer dúvidas sobre o processo de aprendizagem de seus filhos poderão agendar na Secretaria a partir de segunda-feira, dia 9/5.

Ensino Fundamental I

Escrita com Brincadeira

A Turma da Amizade conheceu um alfabeto escrito em símbolos e logo o apelidou de Código Secreto. O desafio de escrever palavras usando essas imagens entusiasmou as crianças, tornando a atividade da escrita uma grande brincadeira. Depois de muitas escritas, fizeram registros em seus cadernos.
Em Artes, exploraram movimentos e representaram brincadeiras com bolas, observadas em muitas pinturas de Portinari. Para complementar, Sofia Holanda trouxe um brinquedo de presente, construído com varas de bambu e barbante, proporcionando muita alegria quando faziam bolas de sabão gigantes. Uma farra! O trabalho de artes com diferentes técnicas e a brincadeira trouxeram um colorido especial para nossas manhãs.

Candinho

Nossos pequenos conheceram o livro Candinho e o Projeto Guerra e Paz, de Sávia Dumont. Com ilustrações feitas em bordados, ele traz, de maneira poética, informações sobre Portinari e sua obra. A frase "Brincou de balançar no ar, de ciranda e de plantar a esperança da paz" rendeu uma boa conversa. A paz pode ou não ser plantada, feito as flores?
Usando retalhos de tecidos, fizemos um trabalho de Artes inspirado nos bordados das ilustrações.
Apropriando-se de informações sobre a vida e a obra do pintor, as crianças seguem pensando em como conviver num mundo de guerra e paz.

De Olho no Entorno

Motivadas pela conversa que tiveram com Luciana, bióloga da Fiocruz que veio nos dar uma aula, as crianças da F2T se dividiram e saíram da Escola com uma missão: conversar com os vizinhos sobre como combater a proliferação dos Aedes aegypt, o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Metade da Turma foi para o lado esquerdo do quarteirão e a outra metade, para o lado direito. Para alertar os vizinhos, preparamos uma carta com uma tabela relacionando os lugares onde possam se formar focos de mosquitos e explicamos como usá-la. Encontramos alguns focos com água parada na rua e avisamos aos vizinhos. Conhecemos lojas, escolas, academias, laboratórios, conversamos com pessoas que trabalham no bairro há mais de trinta anos, como porteiros de prédios, o consertador de panelas, o empalhador de cadeiras e até encontramos a avó da Lara, que trabalha perto da Cobal. Todos estão dispostos a colaborar para que ninguém fique doente na vizinhança.

Compartilhando Informações

A F2M se preparou ao longo da semana para compartilhar com a escola vizinha - a Pereirinha - as informações sobre o combate ao mosquito Aedes. Em grupos, as crianças confeccionaram cartazes abordando: os sintomas causados pelas doenças transmitidas pelo mosquito; as diferenças e características do inseto; as etapas do seu desenvolvimento; e a maneira de combatê-lo, cuidando para não deixar água parada. As turmas da Natureza e da Chuva ouviram as explicações dos amigos maiores, interagiram com perguntas e comentários e receberam a cartela 10 Minutos Contra o Aedes. A ideia é ampliar a atuação, passando a informação de vizinho para vizinho.

Blusas Coloridas para F2

Na próxima quarta-feira, 11/5, faremos uma gravação na aula de Dança das F2. Pedimos que tragam na mochila uma blusa de malha de qualquer cor, identificada.

Scavenger Monster Hunt

Como desdobramento das atividades do livro Where is My Baby?, as crianças de F2 se esbaldaram em um scavenger hunt inteiramente produzido por elas, em que escreveram pistas, desenharam seus monstros (I'm blue / I've got yellow eyes / seven arms and three purple legs) e trabalharam em equipe na leitura e na caça das criações dos amigos. Outra atividade bastante curtida foi o reconto da história no caderno. Com isso, dão um importante passo no processo de compreensão da língua inglesa.
Na semana que vem, dentro do projeto escolhido pela Turma, conhecerão a história The Other Side, de Jacqueline Woodson, sobre duas vizinhas separadas por uma cerca.

Marrocos

As crianças de F3 saíram das savanas, com os estudos sobre os massais, e foram ao encontro de Rabat, lugar onde mora Houda, menina marroquina que nos apresentou um dia a dia muito semelhante ao nosso. Rabat é uma cidade com muitas construções, mesquitas, muralhas e jardins desenhados. Descobrimos que nessa mesma região há áreas do deserto do Saara, com camelos, dunas de areia e pessoas vivendo nesse ambiente.

Construindo um Cenário

Nas aulas de Teatro, as F4 continuam trabalhando com os objetos imaginários. Em grupos, os alunos escolheram um espaço - por exemplo um banheiro - e, aos poucos, foram construindo os objetos. Depois que o lugar estava definido, um outro grupo entrava nesse cenário imaginário utilizando esses objetos para a criação de uma cena. O desafio nesse exercício é estar atento ao corpo, pois é através da sua expressão que conseguimos visualizar esses cenários.

Fábrica de Sanduíches

Como parte dos estudos sobre a multiplicação, as F4 fizeram uma fábrica de sanduíches. Os ingredientes eram três tipos de pão, dois tipos de queijo e dois tipos de embutidos. Cada aluno foi designado a trazer algum desses ingredientes. No dia da atividade, recolhemos e mostramos os ingredientes para eles, separando-os por tipos. Eles tinham então que montar o cardápio de uma lanchonete, levantando todas as possibilidades de sanduíches a serem feitos com aqueles ingredientes. Havia, entretanto, uma regra: eles deveriam utilizar um tipo de pão e pelo menos um tipo de queijo e um tipo de embutido. Foi uma festa! Depois de levantar as possibilidades, os alunos montaram os sanduíches e, é claro, se deliciaram! Dessa forma puderam se aproximar do conceito de análise combinatória na prática. Uma verdadeira degustação matemática!

A Orquestra em Movimento

Nossa escola foi convidada para participar do programa Link Up, A Orquestra em Movimento, uma iniciativa da Fundação OSB em parceria com o Weill Musical Institute do Carnegie Hall. Escolhemos as F4 para o engajamento no projeto. No dia 8/11, as turmas da Sá Pereira e de mais quarenta escolas se apresentarão no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 11h, acompanhadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Acreditamos que a experiência de estudo com um objetivo especial, de preparação de um repertório de qualidade, da oportunidade de interação com alunos de outras escolas públicas e particulares, e de tocar com uma orquestra sinfônica será marcante para a formação musical de nossos alunos.
Um livro didático foi entregue para cada uma das crianças, contendo o repertório a ser trabalhado e conteúdos complementares. O método aborda a técnica da flauta doce barroca e, por isso, as crianças que possuíam flautas do tipo germânica ganharam, além do livro, o instrumento. Recomendamos muito cuidado com esse material, que não tem possibilidade de reposição.
Sugerimos que as flautas germânicas sejam guardadas em casa, separadamente, para que não haja confusão nos dias de trazer o instrumento para a Escola.
No final do projeto, aos que receberam uma segunda flauta, pedimos a doação das flautas excedentes para compor o acervo da sala de música da Escola e beneficiar outras crianças.

Tirania e Poder

Na história Era uma Vez um Tirano, de Ana Maria Machado, um homem que não se sabe se é rei, imperador ou primeiro ministro, chega à cidade dando ordens egocêntricas, buscando satisfazer apenas as suas necessidades e caprichos. Os moradores da tal cidade, aos poucos, vão esquecendo das coisas e de como viviam. Mas em determinado momento aparecem três crianças que conseguem mudar o rumo dessa história. Após a leitura, as F5 discutiram como seria conviver em um ambiente tirano. Perguntas e relações foram feitas: "Isso já aconteceu de verdade? Foi no Brasil? Foi na época da ditadura? Como as pessoas reagiram? Por que alguns concordavam com o tirano?" As crianças criaram também algumas leis, como se tivessem esse poder absoluto. Mas ninguém quis brincar de ser tirano: ao contrário, pediram a paz mundial, casa para todos, chuvas de chocolate etc.

Vencendo o Invicto

Depois de vinte e seis anos invicto, Renato, professor de Educação Física, foi derrotado pela F5T em um jogo de queimado! As crianças chegaram de volta à sala de aula animadas e orgulhosas com o grande feito. Rodrigo foi o protagonista do último lance, quando agarrou a bola que Renato lançou já do campo dos queimados. Nesse jogo clássico, Renato é o único oponente da Turma toda, e mesmo assim, em seus tempos áureos, venceu todos os grupos da Escola. Essa foi a sua primeira derrota.

De Todos

Nutri Garotada

Gabriela Kapin, mãe da Sofia (F6M) e do Antônio (F3M), convida todos para o lançamento de sua coleção de t-shirts divertidas e inteligentes, em parceria com a marca de roupa infantil Reserva Mini, para estimular a criançada a se alimentar melhor. O evento terá uma atividade de culinária com as crianças - NutriGarotada -, das 15h às 17h, e um bate-papo sobre alimentação infantil, das 18h às 19h30, com os pais e mães que estiverem por lá. Será na Loja Reserva Mini do Shopping Leblon, sábado, 7/5.

Workshop Teatral

A atriz, diretora e produtora Sura Berditchevsky está iniciando um workshop de três meses para crianças a partir de sete anos. O objetivo é, a partir dessa vivência, formar um elenco para seu novo espetáculo infantil Historinhas, que estreará em setembro no Shopping da Gávea. Trata-se de pequenas histórias clássicas e contemporâneas, de culturas diversas, e que vão na contramão da onda Disney Princesas. Mais informações: 2554-7359 e 98725-5517. Sauer Danças - Espaço Artes, Rua Lopes Quintas 576, Jardim Botânico.

Aniversários

De 7 a 13 de maio

8 Natália Oliveira Coutinho Penna F3M
9 Mariah Lacombe Penna E Costa PRO
9 Ulrich Corrêa Ramos Duarte da Mota F4M
9 Viviane do Couto Silva Goulart AUX
10 Maria Moletta Mendes Moraes F4T
10 Miguel Martins Mexas Bittencourt F3T
11 Maria Pia Capobianco Villa Nova Diniz F3T
11 Marcella da Silva Correa PRO
11 Alice Repetto Yazbeck M Nunes F6T
12 Luciano Mesquita Netto F7M
12 Pedro da Silva Ferreira F7M
13 Valentina Fabião Lepecki F5M
13 Gabriel de Souza Brakarz F4T