Notícias de 29 de abril de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Gincana de Matemática

Na próxima quinta-feira, todos os alunos do Fundamental II serão organizados em equipes para realizarmos a segunda edição da Gincana de Matemática da Escola. Nosso planejamento levou em conta as críticas feitas pelos alunos em 2015. Por isso, o evento promete ser ainda mais bacana.

Reunião de Pais

Plantões

Os Plantões de Professores do Fundamental II serão:
F6 e F8 - 12/5, das 18h às 20h50.
F7 e F9 - 19/5, das 18h às 20h50.
O atendimento é por ordem de chegada e tem a intenção de aproximar pais e professores, esclarecendo dúvidas e buscando estratégias a partir do que foi pontuado no boletim.
Caso os 15 minutos não sejam suficientes ou as questões exijam maior aprofundamento, agendem um horário com a Orientação. Os que desejarem um encontro com os professores de Artes precisarão marcar hora na Secretaria com antecedência: até o dia 9/5 para F6 e F8 e até o dia 16/5 para F7 e F9.

Ensino Fundamental II

Grandes Navegações

As F6 estão estudando as Grandes Navegações, processo histórico realizado quando países europeus, visando inicialmente buscar um caminho rápido para a Ásia, acabaram descobrindo que o mundo era muito maior do que eles imaginavam, o que é considerado o marco da História Moderna. Começamos a compreender que estudar o nascimento do mundo moderno é entender o momento em que as antigas fronteiras foram ultrapassadas e diferentes culturas passaram a conviver cada vez mais.
Nesta semana, realizamos, em trios, uma atividade buscando traçar as rotas dos primeiros navegadores espanhóis e portugueses. A partir de pistas e orientações geográficas, conseguimos identificar os primeiros caminhos marítimos que os europeus fizeram para chegar à Ásia e, acidentalmente, ao continente americano. Nessa atividade, identificamos as primeiras rotas marítimas seguidas pelas expedições espanholas e portuguesas. Com um mapa-múndi em tamanho ampliado e com a aplicação dos conhecimentos de coordenadas elaborados nas aulas de Geografia, fomos desafiados a seguir os primeiros caminhos marítimos da Era Moderna e reconstituir as viagens de Bartolomeu Dias, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães.

Passeio ao Forte

Dando continuidade às pesquisas sobre a chegada dos europeus ao Novo Mundo, as F6 visitarão o Forte São João. O lanche, em embalagem descartável, deve vir numa bolsa fácil de carregar e os alunos devem vir com chapéu e protetor solar. F6M em 4/5 (qua) e F6T em 11/5 (qua).

À Comunidade Sá Pereira

Inspirados na leitura de A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos:
Olá, meu nome é Raimundo Pelado e estou aqui para lhes contar de um lugar que visitei recentemente. Lá é cativante, tudo fala: bichos, plantas, árvores etc. Não havia noite, portanto o clima não mudava e também não existia chuva. Lá, todos se respeitam, e as dificuldades somem. Querem um exemplo?! Vou contar um pouco sobre a história do menino sardento. Ele queria fazer um plano para que todos os seus amigos fossem iguais a ele, com manchas na cara, mas não concordei, pois é desnecessário. Lá, eles não têm preconceito com as diferenças, então não tem motivo pra você ficar chateado, preocupado se você é ou não igual aos outros. Em Tatipirum, a terra dos meninos pelados, o lugar onde visitei, todos tinham um olho azul e outro preto e eram carecas, como eu. É um lugar ótimo para fazer amigos, esquecer o bulling e preconceitos em geral, acho que vocês vão aprender muito. Da próxima vez que eu for, levo vocês comigo. Com dedicação e carinho, Raimundo Pelado (Ou Pirundo)."
(Aisha, Ayme, Luna e Lara)

Livros Novos nas F6

Estamos finalizando a leitura de O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago. A partir do mês de maio, teremos mais dois livros para leitura: O Livro Selvagem, de Juan Villoro, Ed. Seguinte, e Bibliotecas do Mundo, de Daniela Chindler.
Nossa intenção é tematizar a leitura: o prazer de ler; o direto à leitura; o universo das bibliotecas, sua história e riquezas; experiências transformadoras; leitura e inclusão social etc. Será nessa estrada que daremos os nossos próximos passos.

Encontro de Culturas

Dialogando com a disciplina de História, as F6 escolheram trabalhar em Dança o encontro de culturas e a criação de uma dança única. Depois de uma longa pesquisa sobre as culturas indígena, africana e portuguesa, demos início ao nosso trabalho de composição coreográfica. Os espetáculos Benguelê, do Grupo Corpo, Terra, do Grupo Grial de Dança e Antiche Danze, do Balé da Cidade de São Paulo, foram nossas inspirações na construção desse trabalho coreográfico.

Diários de Leitura

Nas aulas de Português, os alunos de F6 e F7, acompanhados de um caderninho, leram seus respectivos livros sobre a vida da Malala . A ideia era transformá-los em diários. Muitas impressões sobre a leitura vieram à tona, pensamentos e sentimentos em torno da própria vida também foram compartilhados. Os diários estão sendo devolvidos aos alunos com observações feitas pela professora e devem permanecer na pasta. Vale a pena dar uma olhada!

Apresentação Final

Ao fim de cinco semanas, as F7 finalizaram o trabalho sobre a Escravidão no Brasil. Os alunos entregaram uma parte escrita e realizaram uma apresentação sobre o seu tema específico. Os temas iam desde a vida dos povos africanos antes da chegada dos europeus até as formas de resistência escrava no Brasil.
O trabalho está diretamente associado ao Projeto Institucional, que trata dos Direitos Humanos. A partir do Projeto, a equipe de Ciências e Humanidade discutiu, ao longo do primeiro trimestre, o conceito de trabalho e de dignidade no trabalho. Na próxima semana, realizaremos a sistematização do que aprendemos.

Desdobramentos das Aulinhas

Não faltou criatividade na apresentação do conteúdo escolhido/estudado pelas F7 na minigramática: performances, bingo, jogo da memória, jogo de perguntas e filme. O grupo que estudou os adjetivos também fez sucesso com o pessoal das F6, ganhou um espacinho e foi se apresentar em plena aula de Geografia. Agora, para ver o que ficou bem aprendido, estamos preparando um jogo: o Desafio Gramatical. A meninada tem feito um bom aquecimento para a ampliação do repertório com os conteúdos que virão.

Agradecimento ao ORT

"Terça-feira passada (19/04), as F8 fizeram uma visita ao Núcleo Experimental de Estudos Ambientais, pertencente ao ORT, para desenvolver o que já estavam aprendendo em Ciências na Sá Pereira. Tivemos a oportunidade de conhecer os alunos e professores do ORT, além do Nedea, onde pudemos desfrutar de diversas atividades educacionais que nos ajudarão no retorno ao trabalho nas aulas de Ciências com o nosso professor Henrique. As F8 só têm a agradecer a oportunidade ao Instituto de Tecnologia ORT." (Sofia, Vitor e Luca Novello)

Proporcionalidade

O estudo da proporcionalidade ganhou nova perspectiva na F8. Apareceram contextos em que as grandezas não eram diretamente proporcionais. Situações onde o aumento de uma das grandezas acarretava a diminuição da outra. Em situações mais complexas, com muitos fatores, a Técnica da Borboleta, aprendida na F7, pode confundir os cálculos. Como alternativa, estudamos a metodologia da regra de três, utilizada no dia a dia de todos nós.
Assim, os problemas que envolvem proporcionalidade agora têm dois métodos de resolução igualmente eficazes. Um não é melhor do que o outro. São alternativas igualmente válidas para alcançar o entendimento e os resultados desejados.

Iluminismo em Movimento

Nas aulas de Dança, as F8 vêm transformando os conceitos do Iluminismo em movimento. Já terminaram as coreografias de Liberdade e estão finalizando as de Igualdade. A ideia é, ao final desse processo, juntar os trabalhos de cada grupo em uma coreografia única que represente as Turmas.

Teatro do Oprimido

Na aula de Teatro, as F8 estudaram o Teatro do Oprimido: o contexto histórico em que foi criado e suas principais características. Assistiram também a uma reportagem no programa Arquivo N sobre a trajetória de Augusto Boal.

Lutando por Direitos

As F9 continuam na Primeira República, discutindo o contexto político das oligarquias e os principais conflitos do período. Abordamos o universo urbano - Revolta da Chibata, a situação dos trabalhadores e as greves - e também os conflitos no meio rural, destacando a Guerra de Canudos.
Para finalizar o trimestre, os alunos deverão concluir o trabalho sobre o direito à cidade, que vem norteando as discussões das equipes de Ciências e Humanidades.

Argumentos Encenados

Nas aulas de Teatro, as F9 criaram e apresentaram cenas a partir dos argumentos escritos para o Festival de Curtas. Cada grupo escolheu pelo menos um trecho do argumento para desenvolver uma cena, pensando também nos possíveis enquadramentos para as filmagens.

De Todos

Ordinarius na Casa da Gávea

A professora Maíra, de Música e Coral, convida todos para o próximo show do grupo vocal Ordinarius, que acontecerá hoje, 29/4, , às 21h, na Casa da Gávea, Praça Santos Dumont, 116. O sexteto é acompanhado pelo percussionista Mateus Xavier interpretando um repertório eclético com ênfase nas canções do CD Rio de Choro. Os ingressos são vendidos no local, a partir das 10h.

Espaço 23

No bairro das Laranjeiras, o Espaço Musical 23 aos poucos foi se tornando uma referência na Educação Musical e Musicoterapia. Ele é dirigido por nosso amigo e ex-professor José Henrique Nogueira. Lá, a criança se envolve com a música da forma mais natural possível, tendo a possibilidade de vivenciar outros instrumentos além do escolhido, com a prática sempre em primeiro lugar. A proposta é fazer com que haja familiaridade com as possibilidades musicais e intimidade com os instrumentos antes de partir para uma formalização do ensino. Além das aulas de música para todas as idades, o Espaço 23 oferece musicoterapia para pacientes com Alzheimer, autistas e crianças com déficit de atenção ou mesmo com indicações psiquiátricas. Rua das Laranjeiras, 371, sala 23. Tel.: 4141-3846 ou 99806-7271.

Aniversários

De 30/4 a 6/5

30 Miguel Leite Guimarães Rêgo F3M
1 Fernanda P da Câmara E Souza F2M
1 Antonio de Abreu Cotrim TBT
2 Gabriel Modenesi Ono Pinheiro TBT
3 Olívia de Souza Gomes Perpetuo F1T
3 Francisco Bali Vignoli de Moraes F6M
3 Théo Ivo de A Lima Barretto Lopes F4T
3 Lucca Nogueira Czamarka F5T
4 Pedro Porto Silva Albergaria F1M
4 Juliana Dias da Costa F9M
6 Yasmim B Bezerra de Mello E Matos F8T
6 Monica Nazareth dos Santos AUX