Notícias de 29 de abril de 2016 - Ano XXIII

Ensino Fundamental I

Tribos da Manhã

As Regras de Convivência têm sido tema nas últimas semanas. A leitura reflexiva, contextualizando cada regra com situações trazidas pelas crianças, é uma prática que cria ferramentas para cada um, a seu tempo, aprender a conviver com atenção às demandas de um ambiente coletivo, cuidando de si e dos outros. Pensar, analisar, escutar o ponto de vista do outro sobre uma situação de conflito vivida é o que dá sentido às nossas regras. É preciso ir fundo nos princípios que sustentam as regras, para não apenas concordar com elas, mas aplicá-las no dia a dia, através da conversa e, sempre que preciso, pedir ajuda aos adultos.
A F3M assistiu ao vídeo Minha Escola na Tanzânia, em sintonia com com o Projeto Áfricas. Nas próximas Tribos, vamos conversar sobre o vídeo, trazer questões e curiosidades.

O Direito de Estudar

O direito de estudar, dependendo da cultura, nem sempre é uma garantia. Recentemente, esse assunto foi debatido nas Tribos da tarde. O vídeo Minha Escola na Tanzânia, no qual a protagonista se vê diante da possibilidade de se casar e ter que deixar a escola, sem liberdade de escolha, impressionou nossos alunos, mas no final todos vibraram! Ajudada pelo mestre de sua tribo Massai e por seu professor, que acreditavam que o melhor para ela era continuar na escola, a personagem adia o casamento, transformando um costume.
A partir dessa experiência, nossas crianças refletiram sobre as diferenças culturais, sobre as diferentes formas de compreender as regras sociais e sobre o direito das crianças em nosso país. Agora é aproveitar, estudar e aprender muito com a oportunidade que têm de estar na Sá Pereira!

Turma da Amizade

Em sua obra Guerra e Paz, Candido Portinari mostrou a paz para o mundo através do cultivo da terra, do canto, das cirandas e das brincadeiras infantis. Com a mesma leveza, a paz invadiu as nossas manhãs na Escola. A cana e o café não vieram de Brodósqui, mas de pertinho: a Cris, coordenadora, trouxe de suas terras em Minas Gerais esse presente fabuloso para a Turma. Admirar o café em forma de fruto e sentir o cheirinho da cana foi uma sensação!
Para levar pra casa um pouquinho da nossa alegria, busquem no Youtube a música Ciranda do Mundo, de Edu Krieger. Outra boa sugestão para acompanhar nossos caminhos é curtir com as crianças um finalzinho de tarde pulando carniça, brincando numa gangorra, fazendo estrelas e dando muitas cambalhotas.

Refugiados de Guerra

A palavra refugiados entrou para o vocabulário do grupo. Pensando se havia ou não uma guerra no mundo, Pedro Rangel, Nina Sá e Stella disseram que havia uma guerra dos refugiados. Com a ajuda do dicionário, descobriram o significado da palavra, compreenderam a situação em que vivem os refugiados no contexto atual e fizeram um primoroso registro no caderno de Projeto. Curiosidades sobre o painel Guerra e Paz, de Candido Portinari, começaram a surgir, e pretendemos iniciar nossas pesquisas sobre ele em breve.

Ainda em Portinari

Nas aulas de Dança, as F1 continuam explorando os quadros do Portinari. Na semana passada, brincamos com o quadro Meninos no Balanço e essa semana com o Palhacinhos na Gangorra. Aos poucos essas brincadeiras serão organizadas e transformadas em uma célula coreográfica.

Contos de Fadas

Os contos de fadas invadiram as F2 e vêm instigando a produção de texto das crianças. O contato com diferentes versões, a adequação da narrativa e a familiaridade com as histórias auxiliam nesse processo, fazendo-as soltar a imaginação e organizar as ideias no papel. Imaginar um novo final, criar um título diferente, reescrever a história com as próprias palavras têm sido exercícios importantes para ampliar a escrita e o repertório das turmas.

Livro Adotado nas F2

O livro Rubens, o Semeador, de Ruth Rocha, precisa ser enviado para a Escola para começarmos nossos estudos. Estamos aguardando!

Dia do Capricho

A F3T aproveitou esses dias para caprichar no caderno de Projeto. Desenhos, colagens e pintura com nanquim trouxeram cor e alegria para esse diário que conduz a história dos alunos na Sá Pereira.
Estamos também conhecendo Houda, uma menina marroquina que está apresentando a cultura, a arte e curiosidades do seu país, mostrando que a África é um continente gigante e diverso. Quem tiver fotos, notícias e curiosidades sobre o Marrocos, pode contribuir.

Que Mundo É Esse?

A F3M recebeu a visita da equipe da Globo News que produz a série Que Mundo É Esse?. Andrea, mãe de Leonardo Matieto, articulou esse encontro que alavancou nossas discussões sobre o Projeto. Muitas descobertas foram feitas e novos temas iluminados durante a conversa com Fran, Rodrigo e Michel, que com muita habilidade, conquistaram o grupo e alimentaram nossa curiosidade com histórias e lindas imagens. E assim nossas crianças comentaram:
"Na escola do Senegal as crianças aprendem agricultura, preparam a terra, plantam e cuidam do vegetais."
"Eles aprendem a plantar de novo as florestas que o deserto invadiu e essa ideia é deles mesmos."
"A poluição do lixo eletrônico jogado em Gana, a sujeira do rios e o pouco caso do mundo todo com o continente africano são os motivos dessa tragédia, deserto avançando nas florestas e cidades e os grandes animais morrendo sem comida e sem a casa deles."
"As crianças não compram roupas em lojas, as mães compram aqueles panos africanos muito coloridos e fazem as roupas dos filhos, é assim que os alunos vão para a escola no Senegal."
"Em Gana e no Marrocos é diferente, igual ao Brasil, vão de uniforme para as escolas."
"As crianças senegalesas adoram futebol, perguntaram sobre o Brasil e lembraram do Neymar."
Quem souber de outros encontros que possam enriquecer nossos estudos, pode nos procurar.

Um Novo Desafio

Nas últimas aulas de Teatro, os alunos de F3 leram, analisaram e encenaram livremente o conto O Príncipe Medroso, do livro O Príncipe Medroso e Outros Contos Africanos, recontados por Anna Soler-Pont. Nas próximas aulas, as turmas começarão a ensaiar uma adaptação desse mesmo conto, vivenciando sua primeira peça completa. Cada aluno interpretará um personagem com falas, ações e todos os detalhes necessários para a montagem.

Paquistão: a Terra de Malala

As F4 traçaram os próximos rumos na investigação do universo de Malala, com sua realidade e luta. Para entender melhor essa ativista, as turmas enveredaram pelo Paquistão. Retomando o uso do atlas, revisitaram o sumário e analisaram seu conteúdo. Agora, mais maduros, os alunos debatem as várias pesquisas que poderão realizar com base nesse material. O passo seguinte foi buscar a localização da terra da ativista. Fronteiras, litoral, mares que banham seu país e sua posição no continente foram alguns dos aspectos levantados. Aproveitamos para desvelar, em sites, informações enriquecedoras. O Vale do Swat despertou muita curiosidade na meninada, que correu para buscar sua localização no mapa. Mais uma vez, a internet foi fundamental. As reflexões foram para o caderno e são apenas mais um capítulo das nossas construções.

Invasão Literária

Na semana passada aconteceu a surpresa que as F5 haviam prometido: a Invasão Literária! Já está virando tradição na Escola a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil (18/4) com uma Invasão Literária. Essa homenagem foi criada porque esse é o dia do aniversário de Monteiro Lobato. Caracterizadas de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, as crianças se dividiram em pequenos grupos, surpreendendo as outras turmas, inclusive da Pereirinha, com divertidas encenações. Foi um trabalho gratificante, pois elas se planejaram para invadir as salas com muita autonomia e envolvimento, fazendo com que Lobato rompesse as paredes da Biblioteca.

Livros Adotados nas F5

Para os estudos do Projeto, as F5 adotarão o livro Entre Neste Livro, de Liliane Iacocca e Michelle Iacocca, Ed. Ática. Faremos também uma ciranda de livros de literatura e o titulo do livro que cada criança deve trazer seguiu em uma etiqueta na agenda. Pedimos a colaboração dos responsáveis - comprando os livros o quanto antes – para que possamos dar andamento às atividades planejadas. Os pedidos podem ser feitos na Papelaria Papel aos Pedaços, no Largo dos Leões.

Teatro Político

Nas aulas de Teatro, as F5 conheceram a história do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, e experimentaram uma de suas técnicas: o Teatro Jornal. Em grupos, os alunos criaram e apresentaram cenas inspiradas em matérias de jornais, incluindo nas cenas os pontos de vista deles acerca os assuntos abordados.

De Todos

Ordinarius na Casa da Gávea

A professora Maíra, de Música e Coral, convida todos para o próximo show do grupo vocal Ordinarius, que acontecerá hoje, 29/4, , às 21h, na Casa da Gávea, Praça Santos Dumont, 116. O sexteto é acompanhado pelo percussionista Mateus Xavier interpretando um repertório eclético com ênfase nas canções do CD Rio de Choro. Os ingressos são vendidos no local, a partir das 10h.

Espaço 23

No bairro das Laranjeiras, o Espaço Musical 23 aos poucos foi se tornando uma referência na Educação Musical e Musicoterapia. Ele é dirigido por nosso amigo e ex-professor José Henrique Nogueira. Lá, a criança se envolve com a música da forma mais natural possível, tendo a possibilidade de vivenciar outros instrumentos além do escolhido, com a prática sempre em primeiro lugar. A proposta é fazer com que haja familiaridade com as possibilidades musicais e intimidade com os instrumentos antes de partir para uma formalização do ensino. Além das aulas de música para todas as idades, o Espaço 23 oferece musicoterapia para pacientes com Alzheimer, autistas e crianças com déficit de atenção ou mesmo com indicações psiquiátricas. Rua das Laranjeiras, 371, sala 23. Tel.: 4141-3846 ou 99806-7271.

Aniversários

De 30/4 a 6/5

30 Miguel Leite Guimarães Rêgo F3M
1 Fernanda Patricio da Câmara E Souza F2M
1 Antonio de Abreu Cotrim TBT
2 Gabriel Modenesi Ono Pinheiro TBT
3 Olívia de Souza Gomes Perpetuo F1T
3 Francisco Bali Vignoli de Moraes F6M
3 Théo Ivo de Araújo Lima Barretto Lopes F4T
3 Lucca Nogueira Czamarka F5T
4 Pedro Porto Silva Albergaria F1M
4 Juliana Dias da Costa F9M
6 Yasmim Bandeira Bezerra de Mello E Matos F8T
6 Monica Nazareth dos Santos AUX