Notícias de 15 de abril de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Feriado de Tiradentes

Na semana que vem teremos o feriado de Tiradentes na quinta-feira, 21/4, e recesso na sexta-feira, 22/4. Por conta disso, não haverá Informe nessa semana. A próxima edição será publicada no dia 29/4.

Ensino Fundamental II

Potências na F6

Depois de lembrar que o algoritmo da multiplicação é uma abreviação de adições com parcelas iguais, ficou mais fácil entender o que é potência. Bacana foi perceber que essa operação é a abreviação de uma multiplicação com fatores iguais, como por exemplo 6 x 6 x 6 = 6³. No momento, devemos ter cuidado para não confundir as duas operações.

Visita ao Mast

As F6 visitaram o Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão. Motivados pelos estudos integrados em Ciências, História e Geografia, os alunos exploraram as exposições Olhar o Céu, Medir a Terra e Sala das Estações do Ano; fizeram uma caminhada pelo sistema solar em escala reduzida, no jardim do museu; e tiveram a oportunidade de conhecer a luneta equatorial de 21cm, adquirida pelo Observatório Nacional em 1910 e um dos instrumentos astronômicos mais antigos.

Entre Livros

As F6 leram A Terra dos Meninos Pelados, de Graciliano Ramos, e rapidamente as relações com o Projeto Institucional saltaram aos olhos. O desafio foi colocar-se no lugar de Raimundo - menino diferente dos demais, com um olho preto e outro azul e a cabeça pelada - e escrever uma carta para os garotos que o excluíam, debochavam dele, se escondiam e não o ouviam. Essa carta deveria contar as maravilhas do País de Tatipirun, onde tudo parecia meio diferente, estranho... As cartas foram escritas em pequenos grupos que, antes de iniciar, fizeram um breve roteiro com o que não poderia ficar de fora.
Foi um bom exercício, não apenas de escrita - afinal, o que é um roteiro? Como se faz? - mas também de discussão e escolhas. Esse processo contou ainda com a leitura de fragmentos da Carta de Pero Vaz de Caminha e com conversas por ela suscitadas.
Ainda sobre livros, já iniciamos a leitura de O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago.

F6 no Forte São João

Dando continuidade às pesquisas sobre a chegada dos europeus ao Novo Mundo, as F6 visitarão o Forte São João. O lanche, em embalagem descartável, deve vir numa bolsa fácil de carregar. E os alunos devem vir com chapéu e protetor solar. F6M em 4/5 (qua) e F6T em 11/5 (qua).

1001 Utilidades

Depois de aprender a fatoração para decompor números compostos, percebemos que ela também serve para outras situações: encontrar raízes (quadradas, cúbicas...) e o MMC entre dois ou mais números.

Aulinhas nas F7

Nas aulas de Português, a meninada tem se dedicado a revisitar conteúdos de gramática e a preparar pequenas apresentações: jogos, slides, exposições etc. Parte desse trabalho demanda empenho individual, pesquisa/estudo do tema escolhido, em casa, para depois partilhar com o grupo.

Outro Teatro

Nas últimas aulas de Teatro, as F7 assistiram ao vídeo O Outro Teatro - do Ritual à Performance, de Zeca Ligiéro, e conversaram sobre outras formas de fazer teatro. Os alunos leram também um trecho de Lendas Africanas dos Orixás, de Pierre Fatumbi Verger, e elaboraram cenas com situações semelhantes às do livro.

Reescrita nas F7

As conversas motivadas pela visita ao Museu do Amanhã têm rendido frutos nas aulas de Português: boas produções de texto, com exercícios de reescrita. Vejam o do Rafael, da F7T, inspirado também pela canção Homem Primata.

"Desde a primeira guerra
até hoje em dia
o homem ainda faz
o que antes fazia:
muita destruição.

Homem que (des)mata
o capitalismo é selvagem.

O futuro do planeta
precisa de paz
escola, educação
trabalho, felicidade.

Ruim é criar desigualdade
racismo,
injustiça,
devastação.

Homem que desmata (des)mata
o capitalismo é selvagem.

Eu perdi a minha cabeça
com o dinheiro, não quero
que isso aconteça
comigo e com mais ninguém."


Já iniciamos a leitura de A Vida no Céu, de Agualusa.

Aquarelando com Debret

AS F7 estão concluindo o trabalho de pesquisa e desenho de observação sobre Debret e suas obras retratando cenas urbanas no Rio de Janeiro. O foco é observar como os escravos são mostrados e, através do desenho, fazer uma intervenção crítica nas imagens observadas. Tudo com aquarela e muito capricho!

Música e Filmes

As F8 trabalharam com Stand by Me, apresentada pelo Playing for Change, projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais. Depois de debater a letra, fizemos uma lista de filmes que abordam assuntos surgidos durante a discussão.
A F8M escolheu o filme The Blind Side, que conta a história de Michael Oher, o Big Mike. Ele é adotado por uma família que o ajuda a superar as dificuldades pessoais e escolares.
Na F8T, escolhemos 42 - A História de uma Lenda, filme sobre o grande ídolo Jackie Robinson, primeiro jogador afro-americano no beisebol profissional.

Passeio ao Nedea

Na próxima terça-feira esperamos todos os alunos de F8 na porta do Colégio ORT, Rua Dona Mariana, 213, às 6h30. Pedimos que não se atrasem. Somos convidados, precisamos seguir as regras da instituição que nos recebe. Não poderemos esperar. Leiam com atenção a circular enviada com as orientações do passeio. Qualquer dúvida, liguem para Rita ou Mariana na segunda-feira.

Apresentação dos Pensadores

As F8 finalizaram o estudo do Iluminismo com uma apresentação em grupo de alguns dos principais pensadores do Iluminismo e do Absolutismo. O objetivo foi levar os alunos a se apropriar de conceitos que aparecerão em diversos momentos durante o ano e continuam presentes nos dias atuais.
Estamos estudando o processo de independência dos Estados Unidos, para então começarmos a perceber como essas ideias foram colocadas em prática.

Os Sentidos das Palavras

As F8 estão aproveitando a Tribo para discutir os sentidos das palavras liberdade e igualdade. Se nos estudos de História essas palavras se conectam com a Revolução Francesa e o Iluminismo, na Tribo elas se aproximam da realidade dos jovens. De que forma estão vivenciando a liberdade? Que conflitos ela evoca? Que limites?
Na F8M, travaram um debate buscando uma definição para liberdade que contemplasse o desejo individual, o cuidado com o outro e os limites do mundo. Chegaram a uma conversa fundamental sobre a necessidade das escolhas. Quando escolhemos algo, perdemos outras coisas. Escolher, então, significa refletir, pensar, ponderar, desejar, sentir o que verdadeiramente se quer. Fazer escolhas não é fácil. É um exercício de maturidade e essa turma está crescida e apta a pensar coletivamente sobre assunto tão complexo.
Na F8T as discussões se dão em torno da palavra igualdade: "Igualdade é você ter os mesmos direitos e deveres independentemente da cor da pele, da classe social, do gênero, das suas crenças." "Igualdade é o direito de todos serem tratados da mesma maneira." "Igualdade é ninguém ter diferenças perante a lei e a sociedade e é também ter os mesmos direitos."
Logo nas primeiras discussões, essas afirmativas viraram questionamentos, pois começamos a refletir sobre as desigualdades existentes em nossa sociedade.
"Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades." (Boaventura de Souza Santos)
Assim, outras palavras vieram nos ajudar a pensar: oportunidade, divisão, equilíbrio e justiça.
No rastro dessas reflexões, os alunos são provocados a se perceber ativos e autores nesse mundo. Alguns incômodos com a situação política brasileira e seus rumos começaram a surgir. Vamos auxiliando no entendimento de alguns termos, oferecendo subsídios para a compreensão da complexa situação que vivemos.

Comunicado

São muitos os alunos que estão desorganizados com seus compromissos escolares. Faltam tarefas de casa, livros, cadernos, pastas... Essas faltas comprometem o planejamento das aulas, o aprendizado individual e o coletivo. Por isso, nessa semana, os alunos de F8 e F9 sem os materiais necessários para as aulas ou sem os deveres de casa feitos receberam um comunicado que precisou ser assinado pelo responsável e entregue à Orientação no dia seguinte. Continuaremos com esse procedimento durante a próxima semana. Contamos mais uma vez com a parceria das famílias, ajudando cada um a construir uma postura de estudante comprometida, respeitosa e autônoma.

Filmes nas F9

A F9M começou, com Romeo and Juliet, um trabalho sobre Shakespeare, neste quarto centenário de seu nascimento. Em grupos, lemos cenas do livro e assistimos a uma versão de 1996.
A F9T fez uma votação para eleger um filme que levantasse questões relacionadas ao Projeto Institucional. O escolhido foi The Butler, sobre a história de Cecil Gaines, que trabalhou na Casa Branca durante oito mandatos presidenciais, de 1952 a 1986, testemunhando assim a turbulência política e social do período.

Cidadão do Mundo

O que nos torna cidadãos? Quem é cidadão? O que significa cidadania? Conectados com os debates que as F9 estão fazendo nas aulas de Ciências e Humanidades, aproveitamos a Tribo para discutir nosso jeito de estar no mundo, nosso modo de ser, nossos direitos e deveres. Os alunos construíram definições de cidadania:
"Ser cidadão é ter direitos, exigir direitos e cumprir direitos. Respeitar o lugar comum, as pessoas, suas opiniões e as leis. É saber conviver e saber cuidar. É se posicionar, se colocar nas discussões políticas e sociais. É tratar e ser tratado como igual." (Branca, Helena, Marina B., Fernanda, Guido, Clara T. e Raphael).
Refletimos sobre O Espaço do Cidadão, de Milton Santos, e sobre O Poder do Cidadão, de Herbert de Souza. Os alunos das F9 estão debatendo o que permanece atual no texto de Betinho e que avanços ou retrocessos a sociedade brasileira viveu desde a publicação desses escritos. Tem sido um bom link para provocar o interesse dos alunos sobre o momento atual do Brasil.

Cálculo de Cientistas

As F9 estão estudando uma metodologia utilizada por cientistas para cálculos que não costumamos fazer em nosso dia a dia, pois não é comum usarmos números muito grandes ou muito pequenos. Mas e se precisarmos? Calculadoras são as únicas alternativas? Felizmente, o conhecimento sempre nos traz alternativas. Nesse caso, a notação científica abriu horizontes.

Yes, Nós Temos Cukierman!

Na quarta-feira, 13/4, as F9 receberam Henrique Cukierman, pai dos nossos ex-alunos Ian e Raquel. Ele é doutor em História e Filosofia da Ciência e autor do livro Yes, Nós Temos Pasteur - Manguinhos, Oswaldo Cruz e a História da Ciência no Brasil. Nosso convidado, além de excelente professor, é um fantástico contador de histórias. Com seu talento dramático, envolveu os alunos na leitura de passagens de seu livro, de trechos de um discurso, de notícias e de uma peça teatral com o vocabulário rebuscado da época, fazendo uma brilhante transposição didática. Valeu, Henrique, querido amigo da Sá Pereira! Aprenderam muito sobre a Revolta da Vacina. Nossa garotada segue, agora mais animada ainda, nos estudos sobre o tema.

Visita ao ORT

A visita das F9 ao colégio ORT, anunciada no Informe passado, foi adiada para o dia 12/5.

De Todos

Socorro! Meu Filho Come Mal

O programa Socorro! Meu Filho Come Mal!, exibido pelo GNT e apresentado pela Gabriela Kapim, mãe da Sofia (F6M), está procurando personagens para a próxima temporada. A criançada vai aprender a comer bem através de dinâmicas divertidas entre os participantes. A faixa etária é de 6 a 10 anos. Quem quiser inscrever o(a) filho(a) é só procurar pela Lilia Souza: liliamariadiniz@gmail.com.

Aventuras do Pensamento

Um evento criado para jovens sensíveis, inteligentes e descolados, iguais a vocês. O primeiro palestrante é o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, um dos pesquisadores mais reconhecidos internacionalmente no estudo do pensamento indígena e dos povos da Amazônia, com quem conviveu e trabalhou durante seus anos de pesquisa na floresta. O tema será "O que os índios pensam sobre o mundo e suas mudanças?" Dia 16/4, às 11h, no Cinema 2 da Caixa Cultural do Rio.
Mais informações:
www.aventurasdopensamento.com.br
www.facebook.com/aventurasdopensamento.

Aniversários

De 16 a 29 de abril

16 Sofia Arruda Nepomuceno F8M
17 João Nunes Pereira Mondin F3M
17 Fabiola Correa Lima AUX
18 Vicente Wermelinger Gil Emoingt TDT
18 Cecilia Dutra Reis de Moura Neves F4T
19 Lily Exene Mesquita Lagerblad Graham F9M
19 Elenilde Viegas PRO
20 Maiara Dias Gomes Borges da Silva F6M
21 Cora Arruda Grecco F6M
21 Miguel Amorim Lamoglia F7T
22 Letícia Elias Menezes F6M
22 Julia de Góes Hermeto F1T
22 Lara de Góes Hermeto F1T
23 Francisco Garcia Thiré F6T
23 Bernardo Garcia Thiré F6T
26 Sofia Junqueira Nazareth F5T
26 Vinícius Costa Alves F5T
26 Cecilia Stockler Carvalhosa F6T
26 Gabriel Riani Dickstein F8M
26 Miguel Freeland Bomtempo TCT
26 Rafael Di Mauro Conforti F3T
29 Ana Beatriz Abu-merhy da Silva Barroso TAM