Notícias de 18 de março de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Museu do Amanhã

Conseguimos agendar, para todas as Turmas, visitas ao Museu do Amanhã. Uma delícia poder começar o ano com essa aula passeio!
Vamos percorrer esse espaço cuja proposta museológica muito se articula com as intenções do Projeto Institucional de 2016, Nós: Saber Conviver, Saber Cuidar.
Os alunos assistiram a vídeos, leram textos e tiveram várias conversas na Escola a fim de motivá-los e sensibilizá-los ao que vão experimentar nessa atividade.
O passeio será dentro do horário da aula. Atenção às datas:
F1M, F2M e F3M - 23/3 (qua).
F4T e F5T - 23/3 (qua).
F1T, F2T e F3T - 24/3 (qui).
F4M e F5M - 24/3 (qui).
O lanche será normal para as Turmas da manhã. Os alunos da tarde devem levar lanche, incluindo bebida, em embalagem descartável.
Como a abertura do museu é às 10h, poderá haver um eventual atraso no retorno do turno da manhã. Pedimos especial atenção aos alunos da tarde com o horário da chegada, pois temos um horário agendado no museu e não poderemos aguardar na Escola os que se atrasarem.

Ensino Fundamental I

Contrário de Amigo

O que é o contrário de ser amigo? As crianças da Turma da Amizade vêm trocando muitas ideias sobre o que é ser amigo, sobre como fazer novos amigos e sobre atitudes amigáveis. Para iluminar os pensamentos e estimular a concentração, buscamos a nossa vela, escurecemos o ambiente e uma gostosa conversa sobre o assunto revelou muitas ideias. Esses momentos são chamados pelo grupo de Filosofia.
"É quando uma pessoa não gosta da outra." (Manuela)
"É ser inimigo." (Benjamin)
"É quando o coração fica magoado." (Frederico)
"É quando não pede desculpas." (Pedro e Maria Letícia)
"É quando uma pessoa briga com a outra e machuca." (Rafaela)
"O inimigo é uma pessoa falsa, que engana a outra." (Sofia Holanda)
O Livro da Coleção Todo Mundo Tem Amigo, de Anna Claudia Ramos e Ana Raquel, enriqueceu a conversa quando trouxe amigos que têm diferentes maneiras de se relacionar, mostrando que cada pessoa é de um jeito e tem suas próprias experiências de vida, influenciando o seu modo de ser num espaço coletivo. Essa proposta rendeu muitas reflexões.

Matemática

Após ouvir a história Amigos, de Helme Heine, a Turma das Crianças encarou um problema no caderno de Matemática. Mas antes do desafio, algumas crianças mostraram a forma como pensaram a resolução usando tampinhas durante a roda. As estratégias compartilhadas com o grupo são muito importantes para ampliar o olhar de cada um sobre o problema. Os pequenos se deliciaram para resolver o problema das cerejas envolvendo os personagens da história.

Compartilhando Lembranças

Refletindo sobre o nosso Projeto - Nós: Saber Conviver, Saber Cuidar - nas Tribos da tarde, as crianças compartilharam relatos de momentos em que se sentiram verdadeiramente cuidadas. A experiência foi muito rica e bonita. Afinal, sabem que podem contar uns com os outros e se deram conta de que são muito privilegiadas. Teve quem lembrou de quando se machucou no futebol e foi socorrido por um colega; de ter chegado à Escola sem conhecer ninguém e ter sido acolhido; de chamego de vô e vó; de penteados feitos pelos pais e catação de piolho; das idas às casas dos amigos, aos consultórios médicos e ao pronto-socorro...
Amor, carinho, cuidado, proteção, dor, alegria, sorte e felicidade foram alguns dos sentimentos relacionados a essas lembranças.

A F5M É Nossa Vizinha!

Portas abertas e o convite irresistível para nos conhecermos melhor. Curiosidade, animação e surpresas marcaram o encontro da F2M com os vizinhos de sala. Os anfitriões ofereceram um pote de argila, chá e biscoitos de canela, tudo preparado por eles, e ganharam uma linda poesia em agradecimento ao convite. As turmas comeram juntas, conversaram e pensaram em maneiras de ter uma boa relação o ano inteiro. Manifestaram também o desejo de que aquela troca de ideias e gentilezas não parasse por aí. O encontro tão bacana foi registrado no caderno de Projeto e depois alguns textos irão para os nossos vizinhos que, nessa troca rica, poderão observar as impressões dos amigos sobre aquele dia.

Vizinhos

Dialogando com o projeto da Turma, trouxemos para a aula de Dança a rede do Bloco O Passo. Os alunos de F2 percorreram caminhos e direções, movimentando-se ao som de um determinado ritmo, simultaneamente aos seus amigos vizinhos e respeitando o espaço de cada um em cada troca de lugar. Uma atividade complexa, que exige muita atenção e cooperação.

Início, Meio e Fim

Nas aulas de Teatro, os alunos de F2 experimentaram interpretar os personagens do livro Um Porco Vem Morar Aqui!, de Claudia Fries. As Turmas analisaram a história, identificando início, meio e fim. Todos participaram da encenação, com especial atenção aos corpos dos personagens e à organização do espaço cênico.

Estreias nas F3

As últimas duas semanas foram de estreias importantes nas F3. Iniciamos a leitura de Armazém do Folclore, de Ricardo Azevedo. Esse livro de contos e seus personagens despertaram o interesse das crianças para nossa cultura popular. Começamos a pensar também sobre o dicionário, aprender a manuseá-lo e compreender sua importância. Brincamos e aprendemos com o jogo Dono da Palavra, que trouxe para os grupos a discussão sobre novas palavras e suas definições. Por fim, um desafio no livro de Matemática fez as crianças pensarem muito. A proposta foi encontrar todos os números que podemos formar com os algarismos 2, 3, 6 e 9. E aí, topa realizar esse desafio também?

Livros Adotados nas F3

Para ampliar nossos estudos sobre a África, vamos adotar os seguintes livros:
F3M - Diário de Pilar na África, de Flávia Lins e Silva, Ed. Pequena Zahar.
F3T - O Príncipe Medroso e Outros Contos Africanos, de Anna Soler-Pont, Ed. Seguinte.
Os livros podem ser encontrados na Papelaria Papel Aos Pedaços.

O Sonho da Tartaruga

As F3 experimentaram o exercício "o desabrochar de uma grande árvore" como sensibilização e aquecimento para as aulas de Teatro. Em seguida, realizaram uma encenação coletiva do conto O Sonho da Tartaruga, do livro O Príncipe Medroso e Outros Contos Africanos, recontados por Anna Soler-Pont. Os alunos interpretaram os diversos animais que aparecem na história e criaram imagens congeladas para as cenas.

Com que Letra Eu Vou?

A partir da análise de textos produzidos pelas F4, os alunos foram convidados a refletir sobre a ortografia, começando pelo emprego de R e RR. Eles receberam uma lista de palavras para, em grupos, classificar de acordo com critérios de escrita. Cada grupo apresentou suas hipóteses e discutiu os sons representados pela letra R. Fizeram o registro das descobertas e o próximo passo será a pesquisa de palavras com R e RR. Solidificando o conhecimento das regras ortográficas, as crianças poderão desenvolver e aprimorar a escrita.

Raising up Awareness

Os alunos das F4 e F5 assistiram à animação Partly Cloudy, que enriqueceu as reflexões sobre convivência e diversidade. Dessa reflexão, trouxeram várias questões e sentimentos traduzidos em palavras - respect, prejudice, rights, to take care of, friendship, tolerance, inclusion, to argue, to ignore, persistance, affection, diversity etc. - que farão parte do nosso word bank, fonte de consulta para futuras leituras e produções textuais. Os alunos puderam se familiarizar com o vocabulário também através de uma sessão de bingo. As turmas estão entrando em contato com textos sobre grandes ativistas, que se dedicaram ou se dedicam à defesa dos direitos humanos.

Leitura Dinâmica

Nas aulas de Teatro, as F4 e F5 realizaram a leitura dinâmica de Dois Idiotas Sentados Cada Qual no Seu Barril..., de Ruth Rocha. Cada aluno leu um parágrafo, interpretando a fala de um personagem. Em seguida, mantendo a mesma estrutura, recontou a história com as próprias palavras. Como vários alunos interpretaram um mesmo personagem, precisaram de muita atenção e cooperação para completar as frases e acrescentar alguma ideia.

Novo Algoritmo da Divisão

Iniciamos o trabalho com o novo algoritmo da divisão. O processo mais breve está sendo gradativamente aprendido pelas crianças, que perceberam que para aplicá-lo é necessário lançar mão dos conhecimentos do sistema de numeração decimal, da prática com estimativas, do cálculo mental e da tabuada. Agora, é só praticar! Pedimos às famílias a parceria para o estudo da tabuada em casa, o que muito contribuirá para as crianças ganharem agilidade nos cálculos.

Pra Aprender É Preciso...

Quinto Ano, último ano do Fundamental I. A postura de estudante, tão discutida nas Tribos ao longo desses anos , amadurece ainda mais. Nesta semana , a F5M completou com muitas dicas importantes a frase Pra aprender é preciso...: "uma boa escola e professora; colegas que ajudem; prestar atenção; dedicação; aprender com os erros; desejar; saber conviver; ler; tempo etc."
Não queremos esquecer a responsabilidade de cada um e a importância da parceria entre todos - alunos e professores. Então, essas ideias ficarão registradas em um painel na sala de aula, para se transformarem em prática, e muitas aprendizagens e crescimento acontecerem ao longo do ano.

De Todos

Ioga para Crianças

Cachorro, gato, cobra, peixe, leão... Você sabe o que toda essa bicharada tem em comum? A ioga! Venha descobrir por que na aula Yoga para Crianças, com Clarice Rito, no Espaço Akasha: Rua Maria Eugênia, 123/sala 22. Dia 19/3, às 17h. Reserve sua participação: espacoakasha@gmail.com. Mais informações no site: (link).

Sábado Criativo

Clara Colker, mãe do Theo (F1T), e Camila Sartié, mãe do Theo (F3T), convidam as crianças da Sá Pereira para aproveitar o próximo sábado, 19/3, de maneira especial, em clima de arte, movimento e diversão! A Recria, núcleo criativo de desenvolvimento infantil do CMDC, realizará, das 13h às 18h, o Sábado Criativo, com oficinas de dança, circo, culinária e capoeira. As inscrições podem ser realizadas no site do Centro de Movimento Deborah Colker (link) ou presencialmente no dia do evento. Venham brincar com a gente!

Forró Miudinho

O espetáculo Forró Miudinho, indicado à 9° categoria no Prêmio CBTIJ, melhor espetáculo - Prêmio Zilka Sallaberry, melhor atriz para Vera Novello e menção Honrosa pela trilogia Sambinha, BossaNovinha e Forró Miudinho, tem curta temporada: 19/3 a 1/5, sábados e domingos, no Teatro Solar de Botafogo, Rua General Polidoro, 180, Botafogo.

Casa do Jongo

Quem conhece a Casa do Jongo? Recentemente, foi criado no bairro de Madureira o centro de valorização da cultura afro-brasileira Casa do Jongo, uma reivindicação antiga do Grupo Cultural do Jongo da Serrinha. O propósito da casa é oferecer cursos, oficinas e eventos de valorização da cultura negra. No próximo sábado, 19/3, às 14h, vai acontecer o lançamento do DVD musical Nana, Nilo e os Animais, com uma programação cheia de atividades para a criançada. Mais informações: (link).

Aniversários

De 19 a 25 de março

20 Lucas D'almeida Gavião F6M
20 Miguel Koehler Marcier F2T
20 Marina Intrator Juppa F9M
22 Tomé de Miranda Telles de Miranda F7T
22 Maria Isabel Duarte Soares Gatti F8M
22 Teresa Sztajnberg TDT
22 Felix Erber Schollhammer F1T
22 Bernardo Cazés de Barros F1T
24 Clara Pereira da Silva Goldenstein F7T
24 Pedro Machado Carvalho F6M
25 Gabriel Vila Maior Teixeira F8T
25 Clara Villas Bôas Costa Ribeiro F8T
25 Mateus de Oliveira Gomes F8M
25 Roberto Buaiz Simão AUX