Notícias de 19 de fevereiro de 2016 - Ano XXIII

Para Todos

Dicas Importantes

Este é o primeiro Informe de 2016 e vamos aproveitá-lo para lembrá-los de dicas importantes:
- O uso do uniforme é obrigatório e as blusas não devem ser customizadas. Para as F1 e F2, é importante manter uma muda de roupa na mochila.
- Todas as crianças devem vir calçadas com sapatos seguros. Chinelos e tamancos devem ser evitados. No dia de Pereirão, devem vir de tênis.
- O Informe é o nosso principal veículo de informação. Semanalmente, ele deve ser lido com atenção, pois avisos de passeios, reuniões, solicitações de pesquisas, materiais e também notícias da Escola são feitos através dele.
- Qualquer comunicação com a Escola deve ser enviada por bilhete na agenda, no espaço reservado para observação ou avulso, mas preso à agenda. Ou ainda através de ligações para a Secretaria. Sabemos que algumas crianças possuem celulares, mas para não ocasionar ruídos de comunicação, pedimos que toda comunicação passe por um adulto da Escola que possa mediar a conversa. Ou seja, não estimulem as crianças a ligar direto para casa sem falar com a professora e não liguem direto para elas durante o horário escolar. Elas têm liberdade de ligar para casa da Secretaria quando for necessário, desde que não seja para combinar idas e vindas para casa de amigos de última hora.
Que seja um ano de ótima convivência!

Gente Nova no Fundamental I

Novos alunos chegaram este ano, trazendo grande alegria para todos nós. Torcemos para que logo façam bons amigos e se sintam acolhidos nesse espaço de afeto e muitas aprendizagens. Estamos atentos e disponíveis para ajudá-los, assim como a seus responsáveis. Já começamos a agendar as entrevistas de anamnese, nas quais poderemos conversar sobre as características das crianças e do funcionamento da Escola. Caso precisem de alguma informação ou esclarecimento, procurem as orientadoras Andréa (turno da manhã) e Cecília (turno da tarde).

Carnaval 2016

Depois da disputa e do difícil desafio de escolher o samba vencedor, nosso bloco foi pra rua dançando e cantando o samba Estende a Sua Mão, de Moyses Cohen e Nanando, pai de Ana e Luciana, nossas ex-alunas.
Ficamos muito felizes com a presença de tantos queridos ex-alunos e agradecemos a todos que nos ajudaram a realizar essa grande festa, em especial ao Ricardo Cotrim e ao Pedro Pamplona, que mobilizaram reforços de músicos amigos nos sopros e de alguns participantes da Bateria Balança mas não Cai, composta por pais, funcionários e amigos da Escola. Nosso carnaval foi pura alegria, vocês arrasaram!

Sobre a Light

Agradecemos as palavras de confiança que tantos nos encaminharam e comunicamos que já tomamos as providências cabíveis primeiramente junto à companhia. Assim que tivermos notícias voltaremos a divulgá-las.

Reunião de Pais

F1

Na próxima quinta-feira, 25/2, às 19h, teremos nossa primeira Reunião de Pais de F1. Não faltem!

Ensino Fundamental I

A Chegada do Primeiro Ano

Sejam bem-vindos à Pereirona! Esta semana foi cheia de novidades e, como muita coisa é nova para os pais também, seguem algumas dicas que podem ajudá-los nesta chegada: Andréa (manhã) e Cecília (tarde) são as orientadoras. Cuidam das crianças com um olhar especial e é com elas que os responsáveis podem falar sobre questões emocionais, de aprendizagem e desenvolvimento. Elas estão na Escola todos os dias, em seus turnos e, sempre que for necessário, reuniões individuais podem ser agendadas na Secretaria. Com as famílias das crianças que chegaram de outras escolas, estamos agendando uma reunião de anamnese.
Cristiane é a coordenadora e ajuda os professores a pensar no Projeto e no desenvolvimento das atividades. Cuida da parte pedagógica.
Camila é a professora da manhã e Josi é sua auxiliar.
Vitor é o professor da tarde e Mylena é sua auxiliar.
Bruna (manhã) e Raoni (tarde) são os auxiliares de turno. Recebem as crianças na Escola, ajudam nos passeios e agendam os aniversários.
Fernanda cuida da Educação Inclusiva e conta com uma equipe de auxiliares.
Os professores extras são: Júlia, de Inglês; Roberta, de Dança; Maíra, de Música; e Renato (manhã) e Renata (tarde) são os professores que promovem os recreios dirigidos no Pereirão.
Esperamos que este seja um ano cheio de novas descobertas, crescimento e muitas aprendizagens para todos!
No dia 25/2, quinta-feira, às 19h, faremos nossa Reunião de Apresentação para explicar o dia a dia na F1 e tirar as possíveis dúvidas.

Vizinho, Vizinha

Foi com alegria que a F2 se reencontrou e acolheu os novos amigos. E para nos conhecermos melhor, fizemos uma brincadeira divertida: após a leitura de Vizinho, Vizinha, de Roger Mello, as crianças, em duplas, apresentaram seus vizinhos na roda, compartilhando com o grupo características e gostos que foram revelados numa gostosa conversa com o amigo ao lado. Percebemos afinidades e diferenças, descobrimos curiosidades, demos boas risadas.
Para deixar a semana ainda mais animada, fizemos um tour pela Escola para revisitar os espaços e apresentá-los aos novos amigos. Aproveitamos para ver as sinalizações das portas que remetem ao Projeto deste ano. O primeiro passo foi dado. Agora é seguir cuidando das relações e buscando maneiras para bem viver.

F3M Renovada

Benjamin F. e Bernardo S. são as grandes novidades da Turma. Já no primeiro dia, todos se aproximaram com carinho, oferecendo parcerias e querendo conhecer melhor os dois amigos.
Inauguramos o ano elaborando uma exposição sobre as férias. As crianças se organizaram em grupos e criaram uma composição coletiva, em que as vivências pessoais serviam como roteiro. Foi um desafio divertido, que provocou algumas indagações sobre convivência, respeito, indivíduo e grupo. Um bom começo para abrirmos nossas discussões sobre o Projeto.

Recomeço

Para estrear o ano, as crianças fizeram uma apresentação contando um pouco do que viveram nas férias. Trouxeram elementos que fizeram parte desse período tão gostoso e compartilharam com os amigos. Revelaram-se ansiosos pelas novidades da F3 como a aula de Artes com a professora Rosângela, a flauta doce e a nova professora de Turma. Também conversaram sobre o que pode ser feito para deixar a rotina ainda mais prazerosa e fizeram alguns acordos para o novo ano.

Contato e Improvisação

Começamos as aulas de Dança de F3 a F5 conversando sobre o significado do verbo cuidar. Em seguida, apresentamos aos nossos alunos a técnica de Contato e Improvisação. Depois de uma breve contextualização, assistimos a algumas performances e conversamos sobre como essa técnica dialoga com o Projeto Institucional. Em seguida, em duplas, nossos alunos vivenciaram e pesquisaram novas formas corporais, aumentando seu repertório de movimentos.

Primeiros Passos

O início das aulas das F4 foi marcado por muita conversa para colocar os assuntos em dia e pelo prazer dos primeiros acordes de um novo Projeto. Instigadas a estreitar ainda mais os laços com os antigos companheiros e a receber quem estreava por aqui, cada criança fez um desenho abstrato e, juntas, buscaram um jeito de encaixar cada desenho formando um mosaico da Turma. Começar a pensar como cada um ajuda a formar o grupo foi um dos convites para refletir sobre o tema Nós: Saber Conviver, Saber Cuidar.
Os debates inaugurais do Projeto de 2016 foram cheios de reflexões importantes a respeito da relação com quem está próximo ou distante, com quem conhecemos ou não, com as diferenças, com a natureza e o mundo. Estamos ampliando o entendimento do assunto para esboçarmos um caminho de investigação.

Começando o Ano

As F5 começaram o ano bem animadas. Durante as aulas, debateram o título do Projeto deste ano e fizeram relações bacanas entre as palavras principais:
"Nós discutimos sobre o título deste ano. Descobrimos que as palavras nós, conviver e cuidar têm muita coisa em comum. Na palavra nós conseguimos ver a palavra nó, e se juntarmos com a palavra conviver, o sentido vira outro, e mostra os conflitos do mundo como racismo, preconceito, machismo, homofobia... Se juntarmos as palavras conviver com cuidar, lembramos de conviver sem desrespeitar as leis, e assim conviver e cuidar dos outros." (Francisco e Joaquim - F5T)
A F5M recebeu novas amigas para colorir ainda mais a Turma: Flora e Luísa. Sejam bem-vindas!

O que É Teatro

As aulas de Teatro começaram com a pergunta: o que é Teatro? Muitas ideias surgiram: "Dança com falas", "cinema ao vivo", "uma forma de contar uma história", "trabalho em conjunto", "demonstrar sentimentos em cena", "uma forma de desabafo", "imaginação"...
Em seguida, realizamos um jogo com balões com a intenção de mostrar a diferença entre executar uma tarefa do grupo pensando em resolver apenas a sua parte ou de forma coletiva.

De Todos

A Menina do Dedo Torto

Alexandra Maia, mãe do Francisco (TBM) e da Antonia Ribas (F4M) e Ludmila Rosa, mãe do Sebastião (TBT) e da Cecília Nachbin (F3T), autoras e produtoras, chamam todos para assistir à peça A Menina do Dedo Torto, em cartaz no Teatro Oi Futuro Ipanema, aos sábados e domingos, às 16h. A peça conta a história de Dolores, que após sofrer bullying na escola por ter um pequeno defeito num dos dedos da mão, sai pelo mundo numa jornada de aventuras e descobertas.

Aniversários

De 20 a 26 de fevereiro

20 Caio Hue Padula F2T
21 Luiza Miler Sukman F8T
22 Catarina Calabria Arruda F7M
22 Thiago Bacellar Piovesan F7T
22 Dora Calabria Arruda F7T
23 Gael Messina Amarante TAT
23 Lori do Rego Monteiro Rocha TBT
24 Miranda P Branco de Alcântara F6M
25 Joao Luiz Pena Santos PRO
25 Nino Cavagnari Moreira F6T
26 Maria Paula Portes P da Costa TDM