Relatório de Grupo do Segundo Semestre de 2010

Turma da Paisagem

Projeto

Reencontro

Aqui estamos para contar um pouco mais da história desse grupo querido. Na volta das férias percebemos o quanto cresceram, matamos a saudade e colocamos as novidades em dia. Negociamos dias para o futebol no pátio e abrimos espaço para novas brincadeiras. Com a nossa mediação constante e firme, fomos, ao longo do tempo, colhendo alguns futos: mais diálogo e cuidado com os amigos, companheirismo e tolerância. Assistimos ao video "Música para um Apartamento e Seis Bateristas", no YouTube, no qual os diferentes cômodos de um apartamento são tomados por músicos, que passam a fazer "levadas" modernas com timbres inusitados. http://www.youtube.com/watch?v=f2bcPIXl8kc
Apreciar essa exploração foi um convite para que as crianças fizessem suas próprias descobertas.
Vimos nascer algumas novas parcerias e convites para muitas brincadeiras.
Depois de conhecer tantas cidades, decidimos voltar o nosso olhar para a cidade em que vivemos. Desta vez a música seria nossa guia. Foi com muito entusiasmo que a Turma da Paisagem preparou as malas, mais uma vez, e embarcou em um novo projeto.

Paisagem do Rio

"Senhores passageiros com destino ao Rio de Janeiro, apertem os cintos..."
Numa divertida viagem de avião, nos despedimos da África e demos início ao novo projeto: Canta a Cidade.
Pretendíamos ver, ouvir, sentir e conhecer mais da cidade através da música. Começamos explorando o "Samba do Avião", de Jobim, para a nossa chegada à Cidade Maravilhosa.

Tom na Paisagem

Depois de algumas pesquisas sobre Tom Jobim e sua obra, foi impossível não nos apaixonarmos pela exuberância da Mata Atlântica. Ao som de "Águas de Março" e "Borzeguim", listamos e conhecemos alguns animais e árvores nativas dessa floresta e tentamos motivar as crianças a pensar sobre a importância do verde na vida da cidade.

Pitanga para Paisagem

Fomos presenteados com uma muda de pitangueira, árvore nativa da Mata Atlântica, plantada pela Isabela, mãe do Gabriel Landim, que veio acompanhada de uma carta com o registro de sua história e algumas de suas características. As crianças ficaram muito contentes com o presente e se comprometeram a cuidar muito bem dele.

Bromélias e Orquídeas

Depois de descobrir que as orquídeas e as bromélias são epífitas, plantas que vivem sobre plantas, muito encontradas nos troncos das árvores da Mata Atlântica, a turma observou de perto dois exemplares dessas espécies. Conheceram algumas de suas características, observaram suas formas e cores e, depois, foram convidadas a fazer desenhos de observação usando, para cada uma, um material diferente.

Paisagem na Chuva

Assistiram ao filme "O caminho das águas" e começamos a refletir sobre a chuva, como acontece, quais seus benefícios e os problemas que surgem quando chove muito, especialmente nas grandes cidades. Por que a cidade alaga? Por que isso não acontece nas florestas? Nós podemos ajudar a evitar as enchentes?
A música "Cidade Lagoa", interpretada por Moreira da Silva, nos ajudou a pensar sobre esse problema que a nossa cidade enfrenta há bastante tempo.

Paisagem em Quadrinhos

Que surpresa! Cada criança ganhou um gibi do Cascão, personagem de Mauricio de Souza muito querido da meninada e que morre de medo de chuva. Acompanhando as falas com o dedinho, procurando palavras, onomatopéias e observando detalhes da ilustração, as crianças vão descobrindo um mundo de possibilidades e muitas formas de expressão. A leitura compartilhada desse novo portador de texto foi instigante e bastante divertida para o grupo.

Visita à Paisagem

Recebemos uma visita muito especial! Os avós do Thiago, que têm uma fazenda na Bahia, vieram falar sobre sua plantação de cacau. Além de lindas fotos, as crianças viram e provaram o cacau e tudo o que é produzido da fruta: suco, geléia, amêndoa e chocolate. E não pararam por aí... provaram suco de cajá, graviola e geléia de jabuticaba.
Depois da prosa gostosa e de tantas delícias, cantaram trechos de músicas do Tom Jobim como agradecimento por esse encontro tão bacana.

Trilha da Chuva

Preparamos um jogo de trilha. Primeiro as crianças criaram os obstáculos, com avanços e recuos, usando a chuva como tema; depois numeraram o percurso e capricharam na ilustração. Com a trilha pronta, a diversão foi garantida! Jogaram várias partidas, usando um ou dois dados, e se familiarizam mais com a sequência numérica e sua representação.

Paisagem em Olinda

Envolvida com o enredo da festa de encerramento, a Turma da Paisagem pesquisou sobre Olinda, em Pernambuco. Depois de observar algumas imagens da cidade durante o seu tão famoso carnaval, as crianças prepararam um boneco gigante, parecido com os que desfilam pelas ladeiras da cidade.

Passeios

Paisagem no Cristo

Fomos presenteados com um céu azul durante a visita ao Cristo. A alegria e deslumbramento das crianças começou ainda no caminho, dentro do trenzinho. Lá em cima, nomeamos vários lugares da cidade, tiramos fotografias e ainda fizemos piquenique.

"O passeio foi lindo, divertido e legal!!"
Turma da Paisagem

Paisagem no Jardim Botânico

“Fomos ao Jardim Botânico, um dos lugares preferidos do Tom Jobim, para ver algumas árvores e plantas da Mata Atlântica. Vimos a Pitangueira, o Pau-Brasil, o Cajá-mirim, visitamos o orquidário e o bromeliário. Nós gostamos do Pau-Brasil e resolvemos sentar para desenhá-lo. Tentamos abraçar a Sumaúma, mas não conseguimos porque ela é muito grande. Nós descobrimos que a Sumaúma é da Floresta Amazônica e era a árvore preferida do Tom. Por isso, o lugar onde ela está plantada se chama Espaço Antonio Carlos Jobim. No Caminho da Mata Atlântica nós vimos sementes aladas, macacos e fizemos corrida de folha. A gente também se divertiu apostando corrida perto do parquinho. Nós achamos o passeio maneiro! “
Texto Coletivo

Bonde e Paisagem na Lagoa

As turmas do Bonde e da Paisagem fizeram um passeio à Lagoa Rodrigo de Freitas para comemorar o Dia da Árvore e a chegada da primavera. As crianças participaram de uma roda de bate-papo sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, fizeram trabalhos com o pessoal da Recicloteca e observaram a simulação do processo de uma estação de tratamento de água.
Para completar a tarde, produtiva e agradável, as turmas fizeram um piquenique e brincaram, aproveitando o espaço.

Rio Carioca

"Vimos o Rio Carioca primeiro lá no Largo do Boticário, que fica no Cosme Velho. O rio estava raso, um pouco sujo e com um cheirinho ruim. Depois fomos para a Praia do Flamengo, onde o rio é tratado antes de ir para o mar. O rio chega na estação de tratamento muito poluído porque recebe esgoto e sujeira trazida pela chuva e porque as pessoas jogam lixo. A Renata, que é bióloga e trabalha lá, contou que eles já tiraram de dentro do rio sofá, geladeira e muitos brinquedos. Para tratar o rio eles jogam um produto que faz a sujeira grudar e se transformar em floquinhos. Depois, a água segue mais limpa para o mar. Quando saímos da estação, nós fomos lanchar num deque do Aterro do Flamengo e depois apostamos uma corrida."
Texto coletivo

Festas

Festa no Parque da Cidade

Escolher o Parque da Cidade para a festa pedagógica do semestre teve como objetivo ocupar esse espaço esquecido de nossa cidade. Muitos de nós guardamos lembranças de momentos felizes de nossa infância passados ali. Pais e professores puderam revivê-los junto a seus filhos e alunos. O tempo não era nada animador, mas resolvemos arriscar. No meio de muitas nuvens, veio o sol. A Pereirinha, reunida no gramado verdinho, cantou, dançou, trabalhou e se divertiu nas oficinas e, quando a festa estava quase para terminar... veio uma chuva fina e gelada que colocou todo mundo, às carreiras, para fora do Parque.

Dia das Crianças

A comemoração do Dia das Crianças foi muito animada. Inspirados no tema do projeto institucional, professores e auxiliares adaptaram a história "A Ratinha da Cidade e a Ratinha do Campo" e a encenaram. As crianças riram a valer, divertindo-se com o enredo, e também ao tentarem identificar quem estava caracterizado como personagem. E se esbaldaram com a surpresa final: picolés!

Boas Férias!

Foi um ano movimentado e intenso para todos nós. Descobertas, novidades, muito envolvimento e curiosidade permearam nossos dias e nossos projetos. Um beijo saudoso em cada criança e a todas as famílias que, conosco, participaram desse percurso.

Músicas

Sobrevoo Musical

Nossa cidade cantada e embalada pela poesia de compositores como Tom Jobim revelam a força da nossa paisagem. Sobrevoamos o Rio de Janeiro com o Samba do avião, trabalhando a introdução dam música com resposta de palmas, num jogo ritmico desafiador. Como o Tom amava o Jardim Botânico trabalhamos também a música Palmeiras Imperiais de autoria de Ana moura. Com toda malandragem carioca percebemos serem antigas as situações em que nossa cidade fica tomada pelas àguas, nas enchentes da Cidade Lagoa, música composta e cantada pelo nosso Kid Morengueira, o Moreira da Silva.

Sons Virtuais

Interagindo com o projeto da turma, pesquisamos a sonoridade de diferentes sucatas, objetos descartados pelos moradores da cidade. Por meio de um teclado, selecionamos sons de guitarra, contrabaixo, bateria, sopros para que as crianças pudessem improvisar sobre uma base pré-preparada de "hip-hop". Assim, exploraram uma nova tecnologia, um jeito moderno e urbano de fazer música.

Reciclando Sons

Assistimos ao curta "A Casa do Mestre André", do grupo Udigrudi. Inspirados em seus instrumentos de sucata, garrafas pet, latas e pvc iniciamos a exploração de timbres percutindo, friccionando e, às vezes, pinçando ou soprando. Aproveitamos toda a riqueza do material, dispensado pelas cidades grandes, para fazermos som.

Música em Apartamento

Assistimos ao video "Música para um Apartamento e Seis Bateristas", no YouTube, no qual os diferentes cômodos de um apartamento são tomados por músicos, que passam a fazer "levadas" modernas com timbres inusitados. http://www.youtube.com/watch?v=f2bcPIXl8kc
Apreciar essa exploração foi um convite para que as crianças fizessem suas próprias descobertas.

Expressão Corporal

Paisagem de Volta

Entre abraços, sorrisos e muitas histórias, as crianças da Turma da Paisagem se reencontraram. Na aula de Expressão Corporal foram desafiadas a representar com o corpo, através da mímica, o que mais gostaram de fazer nas férias. Foram tantas aventuras que foi difícil escolher uma só!

4x4

Assistimos a um trecho do espetáculo 4x4, da Cia. de Dança Debora Colker, onde os bailarinos dançam entre vasos, sem derrubá-los. Após a exibição, espalhamos garrafas de pet pelo salão, montando nosso cenário. Cheios de estilo, nossos pequenos dançaram livremente entre as garrafas, explorando os espaços vazios e exercendo sua criatividade.

Bolhas

Sobre um imenso tapete de plástico bolha, as crianças foram convidadas a se movimentar. Entre saltos, corridinhas e rolamentos, ouvíamos o estouro das pequenas bolhas. As risadas e a alegria dos nossos pequenos foram contagiantes nesse trabalho sensorial.

Entre Folhas

Ainda no campo sensorial, trouxemos inúmeras folhas de amendoeiras para que as crianças pudessem explorar. Rolaram, caminharam, correram, pularam e dançaram obedecendo diferentes estímulos sonoros. Pedimos que escutassem o som que era produzido pelo contato do corpo com as folhas. Embaladas pelo som desse encontro, pesquisaram novos movimentos, ampliando o vocabulário corporal.

Cantando na Chuva

Assistimos a um trecho de "Cantando na Chuva" e, munidas de guarda-chuvas, as crianças reproduziram e criaram movimentos inspirados no filme. Depois, chegou o momento mais aguardado: dançar na chuva! Com a água que saía da mangueira e do chuveirão, as crianças vestiram suas capas e galochas e, debaixo d'água, recriaram as tão famosas cenas de Gene Kelly. O resultado foi apresentado em uma sessão de vídeo, com os pais, no Salão da Pereirinha.